A Inter se reforçou mas foi o Milan quem ganhou o "Derby", 2 X 1
O treinador Simone Inzaghi adiou as estreias de Gosens e de Caicedo. Mesmo assim, no MIlan sem Ibrahimovic o reserva Giroud fulgurou com dois tentos e armou a festa para Stefano Pioli.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Frase óbvia: recomeçou neste sábado, dia 5 de Fevereiro, na sua rodada #24, o Campeonato Italiano de 2021/2022. Melhor, porém, será dizer que, a partir de uma tabela de pontos anteriormente estabelecida, acaba de se iniciar um “Nazionale” basicamente novo. Pelo que ocorreu durante a janela de transferências, aberta de 3 de Janeiro até as 20 horas, na Bota, da última segunda-feira, dia 31, alterações de intensidade diversa crucialmente fortaleceram equipes enquanto outras, inertes na janela, poderiam se atrasar. O condicional sobrepujou o racional neste sábado, dia 5 de Fevereiro, quando uma das inertes, Milan, bateu uma das que se fortaleceram, Internazionale, pelo placar de 2 X 1.

De fato, duas agremiações mais se revigoraram durante o período de transferências: a Inter, líder, e a Juventus, até aqui apenas a quinta colocada e na batalha por uma vaga na próxima Champions League. Com 53 pontos, quatro à frente do Napoli e do Milan mas um jogo suspenso ainda a realizar, a “Biscione”, a serpente mitológica de Milão, tirou da Atalanta, quarta colocada, o ótimo ala germânico Robin Gosens, assim como surrupiou ao Genoa o arisco atacante equatoriano Felipe Caicedo. Nos 42 pontos, um degrau atrás da Atalanta embora com uma partida mais, a “Senhora” de Turim abocanhou o galardão de “rainha do mercado” ao adquirir o possante sérvio Dusan Vlahovic, ex-Fiorentina, meros 22 anos de idade, e o volante Denis Zakaria, de 25, mistura de suíço, congolês e sul-sudanês, ex-Moenchengladbach, da seleção que atrapalhou a classificação direta da Itália ao Catar.

Paralelamente, o “Burro da Terra da Pizza” e o “Diavolo” da Lombardia estranhamente não se moveram. O Napoli porque seu dono, Aurelio De Laurentiis, periculosamente espera o clube se qualificar à CL para então abrir o cofre. Só que, no dia 1º de Julho, deverá perder o seu principal craque, Lorenzo Insigne, apalavrado com o Toronto da Major League Soccer, na América do Norte. O Milan, na aparência mais interessado em investir, com a Inter, num “estádio super-moderno e ultra-bonito”, pior ainda, sofre com as lesões de seus avantes Zlatan Ibrahimovic e Ante Rebic. Nada que impedisse o seu triunfo neste sábado no velho Giuseppe Meazza. Eis as fichas técnicas e as sínteses dos jogos da rodada #24.

INTER (1º/53pg/23jog) 1 X 2 MILAN (2/52/24)
Milan, Stadio Giuseppe Meazza
Gols: Perisic X Giroud/2
A líder “nerazzurra” dominou integralmente o primeiro tempo da peleja, e pareceu curto o placar de 1 X 0 com que as rivais de cidade desceram aos vestiários para um intervalo de repouso e re-arrumação. O gol só despontou aos 38’ quando Calhanoglu, um ex-Milan, levantou um escanteio precisamente na testa de Perisic. Daí, na etapa derradeira, o panorama pouco se alterou até que Giroud, o adormecido reserva do Ibra, um titular apenas eventual, despertasse de maneira modelar, característica de um número 9.

Bastaram 180 segundos para que o francês inscrevesse o seu nome na história do “Derby della Madonnina”. Aos 75’, ele literalmente roubou a pelota de Alexis Sanchez, que reclamou de uma infração que não houve. Tocou a Brahím Díaz que lhe devolveu, praticamente à frente do atônito arqueiro Handanovic, que sequer tentou evitar um desvio fatal do gaulês. Então, aos 78, numa jogada típica de pivô de Futsal, nas imediações da marca penal, escorou o passe de Calabria, utilizou as costas, apoiado no zagueiro De Vrij, para facilitar a virada, e fulminou de canhota, 2 X 1 em favor do “Diavolo”. Atrasadérrimo o pulo de Handanovic. Enquanto Simone Inzaghi, o treinador da Inter, chutava o chão, Stefano Pioli, “mister” do Milan, invadia o campo a fim de vibrar com o time.

ROMA (7/39/24) 0 X 0 GENOA (19/14/24)
Roma, Stadio Olìmpico
Absolutamente patética a peleja da “Loba”, diante de um “Grifone” a caminho do rebaixamento, na porfia em que o seu treinador José Mourinho celebraria a sua presença de número 100 na Série A da Itália. Uma festa frustrada.

FIORENTINA (8/36/23) 0 X 3 LAZIO (6/39/24)
Florença, Stadio Artemio Franchi
Gols: Milinkovic-Savic, Immobile, Biraghi/con
Sem Vlahovic na Fiorentina, sobrou para Ciro Immobile a chance de se isolar na tabela dos artilheiros. Todavia, o “cannoniero” nem participou do lance em que a “Águia” da capital abriu o resultado diante da “Viola”, um preciso passe em profundidade de Zaccagni a Milinkovic-Savic. A Fiorentina encheu os seus cofres de grana mas perdeu quase metade do seu potencial ofensivo: o sérvio anotou 17 dos 41 tentos da equipe da Toscana aqui.

Bem pior, aos 70’, um chutão destemperado do arqueiro Strakosha atravessou basicamente todo o gramado até alcançar Immobile, que se livrou de um trio de becões estáticos, pegou Terraciano no meio do caminho e cravou a sua 18ª “rete” neste Campeonato. Uma outra investida fulminante ocorreu aos 81, quando Zaccagni colocou Immobile, de novo, cara-a-cara com Terraciano. Sobre a linha, Biraghi impôs um desvio à pelota. Que entraria de qualquer modo. Daniele Orsato, o apitador, errou e deu a “rete” como contra de Biraghi. No fim das contas, a Lazio ultrapassou a Roma, na classificação, pelo critério do confronto direto, sucesso de 3 X 2 no primeiro turno.
Dia 6 de Fevereiro, domingo:
ATALANTA (4/43/22) X CAGLIARI (18/17/23)
Bérgamo, Gewiss Stadium
BOLOGNA (13/27/22) X EMPOLI (12/29/23)
Bolonha, Stadio Renato Dall’Ara
SAMPDORIA (16/20/23) X SASSUOLO (12/29/23)
Gênova, Stadio Luigi Ferraris
VENEZIA (17/18/22) X NAPOLI (3/49/23)
Veneza, Stadio Pier Luigi Penzo
UDINESE (15/24/22) X TORINO (10/32/22)
Ùdine, Dacia Arena
JUVENTUS (5/42/22) X VERONA (9/33/23)
Turim, Allianz Stadium
Dia 7 de Fevereiro, segunda-feira
SALERNITANA (20/10/22) X SPEZIA (14/25/23)
Salerno, Stadio Arechi

Inaugurada em 21 de agosto, e com seu desfecho previsto para o dia 22 de maio de 2022, esta edição da Série A do Futebol da Velha Bota, a 120ª na História do Calcio, a 90ª desde a implantação do campeonato de pontos corridos, em turno e em returno, já apresentou 229 partidas e 692 tentos, média de 3,02. Os principais artilheiros do certame: Ciro Immobile (Lazio), 18 gols; Dusan Vlahovic (Fiorentina/Juventus), 17/0; Giovanni Simeone (Verona), 12; Lautaro Martínez (Inter), 11; Domenico Berardi (Sassuolo) e João Pedro (Cagliari), 10; Duván Zapata (Atalanta), Gianluca Scamacca (Sassuolo) e Edin Dzeko (Inter), 9. Agora, na próxima semana, oito agremiações do Calcio se dedicarão à fase das quartas de final da Coppa Italia. Importante, haverá, exclusivamente, os cotejos de ida, Eis os quatro:

Dia 8, terça-feira:
INTER X ROMA
Dia 9, quarta-feira:
MILAN X LAZIO
Dia 10, quinta-feira:
ATALANTA X FIORENTINA
JUVENTUS X SASSUOLO

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu Facebook. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!