Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Silvio Lancellotti - Blogs

A Inter se reforçou mas foi o Milan quem ganhou o "Derby", 2 X 1

O treinador Simone Inzaghi adiou as estreias de Gosens e de Caicedo. Mesmo assim, no MIlan sem Ibrahimovic o reserva Giroud fulgurou com dois tentos e armou a festa para Stefano Pioli.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Olivier Giroud, o autor dos dois tentos do Milan contra a rival Inter
Olivier Giroud, o autor dos dois tentos do Milan contra a rival Inter

Frase óbvia: recomeçou neste sábado, dia 5 de Fevereiro, na sua rodada #24, o Campeonato Italiano de 2021/2022. Melhor, porém, será dizer que, a partir de uma tabela de pontos anteriormente estabelecida, acaba de se iniciar um “Nazionale” basicamente novo. Pelo que ocorreu durante a janela de transferências, aberta de 3 de Janeiro até as 20 horas, na Bota, da última segunda-feira, dia 31, alterações de intensidade diversa crucialmente fortaleceram equipes enquanto outras, inertes na janela, poderiam se atrasar. O condicional sobrepujou o racional neste sábado, dia 5 de Fevereiro, quando uma das inertes, Milan, bateu uma das que se fortaleceram, Internazionale, pelo placar de 2 X 1.

Robin Gosens, o novo alemão da Inter
Robin Gosens, o novo alemão da Inter

De fato, duas agremiações mais se revigoraram durante o período de transferências: a Inter, líder, e a Juventus, até aqui apenas a quinta colocada e na batalha por uma vaga na próxima Champions League. Com 53 pontos, quatro à frente do Napoli e do Milan mas um jogo suspenso ainda a realizar, a “Biscione”, a serpente mitológica de Milão, tirou da Atalanta, quarta colocada, o ótimo ala germânico Robin Gosens, assim como surrupiou ao Genoa o arisco atacante equatoriano Felipe Caicedo. Nos 42 pontos, um degrau atrás da Atalanta embora com uma partida mais, a “Senhora” de Turim abocanhou o galardão de “rainha do mercado” ao adquirir o possante sérvio Dusan Vlahovic, ex-Fiorentina, meros 22 anos de idade, e o volante Denis Zakaria, de 25, mistura de suíço, congolês e sul-sudanês, ex-Moenchengladbach, da seleção que atrapalhou a classificação direta da Itália ao Catar.

Denis Zakaria, o suíço-congolês-sul-sudanês da Juventus
Denis Zakaria, o suíço-congolês-sul-sudanês da Juventus

Paralelamente, o “Burro da Terra da Pizza” e o “Diavolo” da Lombardia estranhamente não se moveram. O Napoli porque seu dono, Aurelio De Laurentiis, periculosamente espera o clube se qualificar à CL para então abrir o cofre. Só que, no dia 1º de Julho, deverá perder o seu principal craque, Lorenzo Insigne, apalavrado com o Toronto da Major League Soccer, na América do Norte. O Milan, na aparência mais interessado em investir, com a Inter, num “estádio super-moderno e ultra-bonito”, pior ainda, sofre com as lesões de seus avantes Zlatan Ibrahimovic e Ante Rebic. Nada que impedisse o seu triunfo neste sábado no velho Giuseppe Meazza. Eis as fichas técnicas e as sínteses dos jogos da rodada #24.

Milan, com Giroud no primeiríssimo plano
Milan, com Giroud no primeiríssimo plano

INTER (1º/53pg/23jog) 1 X 2 MILAN (2/52/24)


Milan, Stadio Giuseppe Meazza

Gols: Perisic X Giroud/2


A líder “nerazzurra” dominou integralmente o primeiro tempo da peleja, e pareceu curto o placar de 1 X 0 com que as rivais de cidade desceram aos vestiários para um intervalo de repouso e re-arrumação. O gol só despontou aos 38’ quando Calhanoglu, um ex-Milan, levantou um escanteio precisamente na testa de Perisic. Daí, na etapa derradeira, o panorama pouco se alterou até que Giroud, o adormecido reserva do Ibra, um titular apenas eventual, despertasse de maneira modelar, característica de um número 9.

Stefano PIoli, o treinador do Milan, comemora dentro da gramado o gol dos 2 X 1
Stefano PIoli, o treinador do Milan, comemora dentro da gramado o gol dos 2 X 1

Bastaram 180 segundos para que o francês inscrevesse o seu nome na história do “Derby della Madonnina”. Aos 75’, ele literalmente roubou a pelota de Alexis Sanchez, que reclamou de uma infração que não houve. Tocou a Brahím Díaz que lhe devolveu, praticamente à frente do atônito arqueiro Handanovic, que sequer tentou evitar um desvio fatal do gaulês. Então, aos 78, numa jogada típica de pivô de Futsal, nas imediações da marca penal, escorou o passe de Calabria, utilizou as costas, apoiado no zagueiro De Vrij, para facilitar a virada, e fulminou de canhota, 2 X 1 em favor do “Diavolo”. Atrasadérrimo o pulo de Handanovic. Enquanto Simone Inzaghi, o treinador da Inter, chutava o chão, Stefano Pioli, “mister” do Milan, invadia o campo a fim de vibrar com o time.


Roma, uma exibição horrorosa
Roma, uma exibição horrorosa

ROMA (7/39/24) 0 X 0 GENOA (19/14/24)

Roma, Stadio Olìmpico

Absolutamente patética a peleja da “Loba”, diante de um “Grifone” a caminho do rebaixamento, na porfia em que o seu treinador José Mourinho celebraria a sua presença de número 100 na Série A da Itália. Uma festa frustrada.

Mourinho, cem partidas de Série A, e a festa frustrada
Mourinho, cem partidas de Série A, e a festa frustrada

FIORENTINA (8/36/23) 0 X 3 LAZIO (6/39/24)

Florença, Stadio Artemio Franchi

Gols: Milinkovic-Savic, Immobile, Biraghi/con

Sem Vlahovic na Fiorentina, sobrou para Ciro Immobile a chance de se isolar na tabela dos artilheiros. Todavia, o “cannoniero” nem participou do lance em que a “Águia” da capital abriu o resultado diante da “Viola”, um preciso passe em profundidade de Zaccagni a Milinkovic-Savic. A Fiorentina encheu os seus cofres de grana mas perdeu quase metade do seu potencial ofensivo: o sérvio anotou 17 dos 41 tentos da equipe da Toscana aqui.

Lazio, uma sapecada na "Viola", em Florença
Lazio, uma sapecada na "Viola", em Florença

Bem pior, aos 70’, um chutão destemperado do arqueiro Strakosha atravessou basicamente todo o gramado até alcançar Immobile, que se livrou de um trio de becões estáticos, pegou Terraciano no meio do caminho e cravou a sua 18ª “rete” neste Campeonato. Uma outra investida fulminante ocorreu aos 81, quando Zaccagni colocou Immobile, de novo, cara-a-cara com Terraciano. Sobre a linha, Biraghi impôs um desvio à pelota. Que entraria de qualquer modo. Daniele Orsato, o apitador, errou e deu a “rete” como contra de Biraghi. No fim das contas, a Lazio ultrapassou a Roma, na classificação, pelo critério do confronto direto, sucesso de 3 X 2 no primeiro turno.

Dia 6 de Fevereiro, domingo:

ATALANTA (4/43/22) X CAGLIARI (18/17/23)

Bérgamo, Gewiss Stadium

BOLOGNA (13/27/22) X EMPOLI (12/29/23)

Bolonha, Stadio Renato Dall’Ara

SAMPDORIA (16/20/23) X SASSUOLO (12/29/23)

Gênova, Stadio Luigi Ferraris

VENEZIA (17/18/22) X NAPOLI (3/49/23)

Veneza, Stadio Pier Luigi Penzo

UDINESE (15/24/22) X TORINO (10/32/22)

Ùdine, Dacia Arena

JUVENTUS (5/42/22) X VERONA (9/33/23)

Turim, Allianz Stadium

Dia 7 de Fevereiro, segunda-feira

SALERNITANA (20/10/22) X SPEZIA (14/25/23)

Salerno, Stadio Arechi

Immobile, agora o líder solitário dos artilheiros, 18 gols
Immobile, agora o líder solitário dos artilheiros, 18 gols

Inaugurada em 21 de agosto, e com seu desfecho previsto para o dia 22 de maio de 2022, esta edição da Série A do Futebol da Velha Bota, a 120ª na História do Calcio, a 90ª desde a implantação do campeonato de pontos corridos, em turno e em returno, já apresentou 229 partidas e 692 tentos, média de 3,02. Os principais artilheiros do certame: Ciro Immobile (Lazio), 18 gols; Dusan Vlahovic (Fiorentina/Juventus), 17/0; Giovanni Simeone (Verona), 12; Lautaro Martínez (Inter), 11; Domenico Berardi (Sassuolo) e João Pedro (Cagliari), 10; Duván Zapata (Atalanta), Gianluca Scamacca (Sassuolo) e Edin Dzeko (Inter), 9. Agora, na próxima semana, oito agremiações do Calcio se dedicarão à fase das quartas de final da Coppa Italia. Importante, haverá, exclusivamente, os cotejos de ida, Eis os quatro:

O logo da Coppa Italia
O logo da Coppa Italia

Dia 8, terça-feira:

INTER X ROMA 

Dia 9, quarta-feira:

MILAN X LAZIO

Dia 10, quinta-feira:

ATALANTA X FIORENTINA

JUVENTUS X SASSUOLO

Stefano Pioli e Simone Inzaghi, os adversários do Meazza
Stefano Pioli e Simone Inzaghi, os adversários do Meazza

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu Facebook. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.