Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Botafogo x Internacional é garantia de jogão desde 1962

O equilíbrio marcou os três jogos que definiram os finalistas da Taça Brasil

História em Campo|Ivan BelmudesOpens in new window

Botafogo de 1962 Reprodução/Botafogo

Botafogo e Internacional se enfrentam neste domingo, com transmissão da TV Record para todo o Brasil, em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

O torcedor da Estrela Solitária não anda nada feliz com o time neste ano, que ainda não engrenou na competição, mas vem com vontade de se redimir no estádio Nilton Santos, aliás, a Enciclopédia do Futebol era um dos destaques do estrelado time alvinegro nos primeiros encontros com o Colorado por campeonatos nacionais, o que aconteceu na Taça Brasil de 1962.

Nossa viagem histórica começa no Rio de Janeiro, no dia 21 de novembro de 1962, o inesquecível Botafogo, campeão carioca e base da seleção brasileira que se sagrara bicampeã mundial, enfrentaria o Internacional de Porto Alegre, time campeão gaúcho de 1961, mas zebra para aqueles confrontos que marcariam as semifinais da Taça Brasil.

Internacional de 1962 Reprodução/Internacional

Os encontros

Amarildo “o processo”, destaque do Brasil na campanha do bi, ainda no primeiro tempo, abriu 2 a 0 para o Fogão e tudo levava a crer que seria um passeio alvinegro, mas o Internacional, mostrando-se grande (como sempre foi e será) mesmo com um elenco menos estrelado, buscou o empate contra o clube carioca, com gols de Alfeu e Sapiranga.


Agora, o improvável poderia acontecer, o Internacional estava a uma vitória de eliminar um dos clubes mais badalados e estrelados do país e o melhor, o jogo seria em Porto Alegre. A empolgação fez os colorados registrarem o recorde de público pagante no Estádio Olímpico (até aquela data) e no dia 28 de novembro de 1962, 35 mil fanáticos colorados compareceram ao estádio para empurrar o time em busca de fazer história!

Mas o artilheiro Quarentinha (para muitos, um injustiçado por não ter ido para Copa) abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo, pouco depois, aos 43 da primeira etapa, o zagueiro Ezequiel mandou contra o próprio patrimônio, dando novamente ampla vantagem ao time da Estrela Solitária, seria finalmente a confirmação do favoritismo carioca?


Na verdade, não, o roteirista da partida não era muito criativo, novamente no segundo tempo o Colorado voltou a empatar… com Oswaldinho e Alfeu.

O confronto, de acordo com a regra da época, necessitava de um desempate, que seria realizado no mesmo estádio, no dia 30 de novembro de 1962.


Quarentinha foi o destaque da partida, marcando dois gols para o Fogão e garantindo a classificação diante de pouco mais de 18 mil colorados, dessa vez o time gaúcho não teve força para buscar a igualdade, com isso o Botafogo se credenciou para fazer o grande duelo da época, contra o Santos de Pelé… mas isso é história para outra viagem…

Os jogos

BOTAFOGO 2 X 2 INTERNACIONAL

Data: 21/11/1962

Local: Maracanã - Rio de Janeiro (RJ)

Público: 5.903

Juiz: Ricardo Alberto Silva (ARG), auxiliado por Lino Teixeira e Joaquim Barreira.

Gols: Amarildo 10s/1 (Botafogo); Amarildo 38’/1 (Botafogo); Alfeu 29’/2 (Internacional); Sapiranga 35’/2 (Internacional).

BOTAFOGO: Manga; Joel, Zé Maria e Rildo; Nílton Santos e Aírton; Garrincha, Arlindo, Quarentinha, Amarildo e Zagallo. Técnico: Marinho Rodrigues.

INTERNACIONAL: Gainete; Zangão, Ari Ercílio e Ezequiel; Cláudio Danni e Kim; Sapiranga, Alfeu, Flávio Minuano, Oswaldinho e Gilberto Andrade. Técnico: Pedro Figueiró.

INTERNACIONAL 2 X 2 BOTAFOGO

Data: 28/11/1962

Local: Olímpico - Porto Alegre (RS)

Público: 35.000

Juiz: Armando Marques, auxiliado por Guilherme Sroka e Alfredo Bernardo Torres.

Gol: Quarentinha 37’/1 (Botafogo); Ezequiel, contra 43’/1 (Botafogo); Oswaldinho 22’/2 (Internacional); Alfeu 40’/2 (Internacional).

INTERNACIONAL: Gainete; Zangão, Ari Ercílio e Ezequiel; Cláudio Danni e Kim; Sapiranga (Bedeuzinho), Alfeu, Flávio Minuano, Oswaldinho e Gilberto Andrade. Técnico: Pedrinho II.

BOTAFOGO: Manga; Joel, Jadir e Rildo; Nílton Santos e Aírton; Garrincha, Édson, Quarentinha, Amarildo e Zagallo. Técnico: Marinho Rodrigues.

DESEMPATE - INTERNACIONAL 0 X 2 BOTAFOGO

Data: 30/11/1962

Local: Olímpico - Porto Alegre (RS)

Público: 18.000.

Juiz: Armando Marques, auxiliado por Guilherme Sroka e Alfredo Bernardo Torres.

Gol: Quarentinha 1’/1 (Botafogo); Quarentinha 10’/2 (Botafogo)

INTERNACIONAL: Gainete; Zangão, Ari Ercílio, Cláudio Danni e Ezequiel; Kim e Oswaldinho: Sapiranga (Mauro), Alfeu, Flávio Minuano e Bedeuzinho. Técnico: Pedrinho II.

BOTAFOGO: Manga; Paulistinha, Jadir, Nílton Santos e Rildo: Aírton e Édson (Arlindo); Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagallo. Técnico: Marinho Rodrigues.

Destaques do confronto

Quarentinha Reprodução/@Botafogo

QUARENTINHA

O paraense Waldir Cardoso Lebrêgo (Quarentinha) foi considerado um dos maiores centroavantes brasileiros da década de 1960. Tratava-se de um jogador muito forte fisicamente, canhoto, com um chute poderosíssimo e muito faro de gol. Foi artilheiro dos campeonatos cariocas de 1958, 1959 e 1960. O ídolo da Estrela Solitária anotou ao todo 313 gols em 444 jogos pelo Botafogo, entre 1956 e 1965. Com isso é o maior artilheiro da era profissional do clube.

Alfeu Reprodução/Blog Jogadores Colorados

ALFEU

O gaúcho Alfeu Martha de Freitas foi um atacante muito rápido e inteligente, que fugia das características da época de “camisa 9 de força”, chegou inclusive a jogar como ponta de lança em algumas ocasiões. Durante sua passagem pelo Internacional, marcou 6 gols em 14 GreNais e conquistou o campeonato gaúcho de 1961, que rendeu ao Colorado a possibilidade de disputar a Taça Brasil do ano seguinte. Um dado curioso é que encerrou a carreira jogando pelo Grêmio, aliás, era irmão de Alcindo (Bugre), maior artilheiro da história do tricolor e pai de Cláudio Freitas, meia habilidoso que brilhou pelos dois rivais gaúchos.

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.