Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Gol Delas

Sede da próxima Copa do Mundo, Brasil ainda não tem calendário do futebol feminino em 2025

CBF informou aos clubes que faria uma reunião no começo deste ano para definir as datas, mas está de recesso até o dia 13 de janeiro; dirigente de clube lamenta situação

Gol Delas|Camila JuliottiOpens in new window

Supercopa Feminina 2024 foi disputada entre Corinthians e Cruzeiro CBF/Divulgação

Desde o fim da temporada passada, o planejamento do futebol feminino brasileiro por parte dos clubes para 2025 começou. O mercado da bola foi agitado de lá pra cá, e já foram vários os anúncios de renovação de contratos, reforços no elenco e até transferências de jogadoras de um time para o outro... Tudo isso feito sem saber o que estará, literalmente, em jogo neste ano.

Isso porque, já estamos chegando à segunda quinzena de janeiro, e a CBF ainda não divulgou o calendário das competições para esta temporada. Em dezembro de 2024, a instituição chegou a informar aos clubes, por meio de um ofício, que faria uma reunião no começo deste ano para definir as datas dos jogos. Esse encontro, porém, ainda não aconteceu, pois a CBF está de recesso e retoma as atividades somente no dia 13 de janeiro.

Na época, a entidade chegou a justificar que queria ouvir os clubes antes de oficializar as datas dos jogos. Isso porque, pretende fazer mudanças para 2025 e aumentar o número de clubes na primeira e segunda divisão do Brasileirão — a competição, que hoje tem 16 times na disputa, ficaria com 20.

Fato é que ter o calendário em mãos é fundamental para o planejamento organizacional e financeiro dos clubes, ainda mais levando em consideração que estamos em ano de Copa América Feminina — a exemplo do que aconteceu na temporada passada, com as Olimpíadas de Paris-2024, as partidas do Campeonato Paulista e Copa Libertadores da América tiveram de ser ajustadas.


Diante da falta de preocupação e até certo descaso com a modalidade, a CBF começou a ser pressionada não só por torcedores, como por dirigentes. Na apresentação do elenco do Cruzeiro para 2025, por exemplo, na última quinta-feira (9), a diretora de futebol feminino Bárbara Fonseca lamentou a situação.

“São anos no futebol feminino e nunca passei por uma situação como essa, de não ter um calendário para organizar a temporada”, afirmou Bárbara, que ainda explicou que as Cabulosas consideraram as competições do ano passado como planejamento de 2025.

Vale lembrar que a primeira competição do calendário do futebol feminino brasileiro de 2024 foi a Supercopa, no dia 18 de fevereiro, disputada entre Cruzeiro e Corinthians, com vitória das Brabas. E em 2025?

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.