Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tite cede à pressão e escala Vinicius Junior contra o Japão. Segue desprezando Danilo. Para proteger Fred

O treinador da seleção segue com sua absurda obsessão por recompensar atletas que estiveram ao seu lado em momentos difíceis. Por isso foi demitido pelo Grêmio em 2003. E desprezado no Corinthians em 2014

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Tite faz de conta que não enxerga o excelente futebol de Danilo. Melhor que o de Fred, seu protegido
Tite faz de conta que não enxerga o excelente futebol de Danilo. Melhor que o de Fred, seu protegido Tite faz de conta que não enxerga o excelente futebol de Danilo. Melhor que o de Fred, seu protegido

São Paulo, Brasil

Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Éder Militão e Guilherme Arana; Casemiro e Fred; Raphinha, Lucas Paquetá, Neymar e Vinicius Jr.

Esse é o time que enfrentará o Japão, amanhã, no último amistoso da seleção, faltando cinco meses para a Copa do Mundo do Catar.

Tite não esperava e decidiu não abrir espaço para Danilo, a maior revelação do futebol brasileiro nos últimos anos.

Publicidade

Se ele entrar na partida, terá alguns minutos e só.

Mesmo com os jornalistas que estão no Oriente avisando que Danilo é um dos jogadores que melhor está treinando, sem se intimidar, Tite resolveu não ceder à lógica. Seguirá defendendo não Casemiro, que atua de forma incontestável como primeiro volante, o mais próximo da última linha defensiva. Mas Fred, atleta que trata como "descoberta" sua para a seleção. 

Publicidade

Tite já cometeu um erro absurdo ao manter o meio-campista na Copa da Rússia. O jogador do Manchester United havia sofrido entorse no tornozelo direito, um mês antes do torneio, ao dividir bola com Casemiro no dia 7 de junho, diante do Tottenham.

Fred nem viajou para Viena no amistoso diante da Áustria, antes da Copa.

Publicidade

Médicos haviam avisado Tite de que a recuperação de Fred seria difícil. Provavelmente, com sorte, para uma eventual semifinal e decisão do Mundial.

O bom senso indicaria a troca antes de começar a Copa por um atleta saudável. Só que Tite foi teimoso, insistiu, quis de qualquer maneira no grupo.

E Fred não entrou um segundo sequer no Mundial.

Desde os tempos do Grêmio, quando, em 2003, o então presidente Flávio Obino confirmava que o treinador tem "suas ovelhinhas". Ou seja, atletas que se empenharam "por ele" no passado e que o técnico faz questão de recompensar, manter no elenco em campeonatos futuros. Não abrir espaço para atletas novos.

É exatamente o que está acontecendo com Danilo.

O jovem volante do Palmeiras estava fora do "script", fora do roteiro que Tite já havia traçado para a sua seleção brasileira na Copa do Catar. Mesmo que ele mostre muito melhor futebol, mais vibração, energia, força na marcação e presença de área que Fred, o treinador insiste na sua inexperiência para não dar chance real ao volante do Palmeiras. 

A oportunidade de Danilo ter "experiência" seria nos jogos contra a Coreia do Sul e diante do Japão. Mas e se o onipresente jogador fosse muito melhor do que Fred? Como ficaria a convicção do treinador, que já perdeu a Copa do Mundo da Rússia?

Neymar consola Fred no treinamento em que o volante torceu o tornozelo, pouco antes da Copa da Rússia
Neymar consola Fred no treinamento em que o volante torceu o tornozelo, pouco antes da Copa da Rússia Neymar consola Fred no treinamento em que o volante torceu o tornozelo, pouco antes da Copa da Rússia

Então, o que ele faz?

Cede à pressão para escalar Vinicius Jr., o melhor jogador brasileiro no exterior. Autor do gol decisivo na Champions League contra o Liverpool que deu o título ao Real Madrid. Vale lembrar que nos últimos anos, mesmo alertado sobre o futebol cada vez melhor de Vinicius Jr., Tite não apostava no atacante do Real Madrid. 

Mas agora não houve como fugir.

Richarlison não é intocável.

Foi convocado apenas em setembro de 2018, após o fracasso da seleção na Rússia.

Já em relação a Danilo, que atua no Brasil, é mais fácil negar a realidade. Fazer de conta não enxergar que o seu futebol é muito melhor, com mais repertório do que o de Fred.

Mas o técnico quer recompensar a frustração que foi o Mundial da Rússia para o jogador. Valorizar todo o esforço. Mesmo sentindo fortes dores no tornozelo, ele ficou com o grupo até a eliminação nas quartas para a Bélgica. Sonhava em jogar uma partida da Copa.

Há quatro anos, Tite vem acalentando o sonho, para Fred, de recompensa no Catar. Não seria agora, faltando cinco meses, que o treinador cederia o lugar a um garoto que atua no Brasil. Mesmo que esteja jogando bem melhor que o volante do Manchester United.

Assim, dará no máximo alguns minutos a Danilo amanhã. Para não haver nem espaço para comparação com o protegido de Tite.

Triste.

Mais constrangedor para Tite é que Danilo está treinando muito bem. Não há desculpa para não testá-lo
Mais constrangedor para Tite é que Danilo está treinando muito bem. Não há desculpa para não testá-lo Mais constrangedor para Tite é que Danilo está treinando muito bem. Não há desculpa para não testá-lo

Mas assim caminha a seleção brasileira para o Catar.

Com a segunda chance de Tite ser campeão do mundo.

Nenhum técnico teve a chance de perder uma Copa e seguir no comando do Brasil para outra.

O treinador acredita que precisa ser democrático com esta chance.

E quer reparti-la com seus fiéis escudeiros.

Fred é um deles, como Fabinho, Thiago Silva, Daniel Alves, que se contundiu logo antes do Mundial, Alisson, Philippe Coutinho e Neymar.

Tite prefere o sentimentalismo à justiça.

A fidelidade ao "seu grupo".

Por isso também não abriu espaço para Raphael Veiga.

E também agora vira as costas à evidência.

Pior para Danilo.

A desculpa de que ele tem "apenas" 21 anos e "muitas Copas pela frente" é lastimável.

E vai contra o discurso de Tite ao assumir a seleção.

Ele garantiu que priorizaria os jogadores que estivessem melhor "no momento".

O sorriso no rosto a todo instante. Fred sabe que virou titular absoluto. Aposta pessoal de Tite
O sorriso no rosto a todo instante. Fred sabe que virou titular absoluto. Aposta pessoal de Tite O sorriso no rosto a todo instante. Fred sabe que virou titular absoluto. Aposta pessoal de Tite

Danilo é só mais uma enorme incoerência.

Assim, o Brasil vai traçando seu destino para a Copa do Mundo.

Fazendo amistosos inviáveis contra adversários asiáticos quando terá pela frente europeus e africano no seu grupo.

E com o treinador desprezando o melhor segundo volante nascido no Brasil.

Para proteger Fred, que não jogou um minuto na Copa da Rússia por estar contundido.

Foi apostando na redenção que Tite foi demitido do Grêmio em 2003, por ter decidido seguir com os atletas que o ajudaram a conquistar a Copa do Brasil em 2001.

E também foi desprezado pelo Corinthians em 2014. 

Ao ser fiel ao elenco envelhecido que conquistou a Libertadores e o Mundial em 2012, vieram os fracassos em 2013.

Mas Tite não aprendeu.

Por isso Fred segue sendo titular absoluto, incontestável.

Mesmo com o surgimento de Danilo, jogando muito melhor.

Mas desprezado pelo técnico da seleção.

Cruel, com alguns minutos em campo, Tite não dará uma chance real ao palmeirense.

Mas calará a boca de quem denuncia a injustiça com o volante...

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.