Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Palmeiras não será covarde contra o River. Promete Abel

A triste lição deixada por Felipão, na semifinal contra o Boca, em 2018, será seguida. Time não aceitará ser dominado pelo River

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Confiança, vibração e muita responsabilidade. Palmeiras quer parar de 'apelar' para 1951
Confiança, vibração e muita responsabilidade. Palmeiras quer parar de 'apelar' para 1951 Confiança, vibração e muita responsabilidade. Palmeiras quer parar de 'apelar' para 1951

São Paulo, Brasil

"Eu estava bem demais em 1999, mas sabe como é goleiro, né? Disputei o Mundial de Clubes e a Copa do Mundo. Copa é tão tensa quanto, mas é importante que tem sete jogos, três no mínimo. Se você falha no primeiro, tem o segundo para fazer algo.

"O Mundial era um jogo, velho.

"Errei bem ali, e o Palmeiras não tem Mundial por minha causa mesmo.

Publicidade

"Eu até considero (a Copa Rio 1951, um Mundial), mas acho assim: o Palmeiras foi atrás disso depois de o Corinthians ganhar lá no Japão. Tinha que ter corrido atrás disso lá em 1990. Ao invés de comemorar o Mundial de 1951, vai lá no Japão e ganha que é mais justo.

"Fiquei mal para caramba. Agora que o Corinthians é campeão do mundo (em 2012), fico ainda mais. Até então o pessoal não zoava tanto, agora ficou pior. Só o São Paulo e o Santos ainda da época do Pelé tinham Mundial, o Corinthians não tinha. A gente, como palmeirense, falava que era o time "sem passaporte" e que venceu o "torneio de verão" [Mundial de 2000]. Agora, não."

Publicidade

O inesquecível desabafo de Marcos, de 2018, resume bem o sentimento que domina o Palmeiras. O clube com maior patrocínio da América Latina, com o estádio melhor localizado do Brasil, que tem a Puma como fornecedora de material esportivo, tem obsessão por uma nova chance de disputar o Mundial dos tempos atuais, parar de se usar a Copa Rio, como escudo, para garantir aos rivais que também é campeão do mundo.

A controvérsia vem do fato de o torneio de 1951 reunir clubes convidados e que não foi oficialmente.

Publicidade

A Fifa já mudou de postura em relação ao torneio. Em 2007 e 2014 deixou claro que considerava o clube campeão do mundo. No entanto, depois do expurgo ético, com a prisão de vários dirigentes corruptos, a Fifa, em 2017, declarou que o clube venceu um torneio importante. Mas só considera os campeões mundiais a partir de 1960, com a disputa da Copa Intercontinental.

O mais próximo que o Palmeiras conseguiu do Mundial oficial foi em 1999, quando ganhou a Libertadores e perdeu o Mundial para o Manchester United, na falha de Marcos.

São 21 anos de fracassos.

Gallardo. "Quebre o tornozelo do Tevez", ordem de Gallardo, sábado passado
Gallardo. "Quebre o tornozelo do Tevez", ordem de Gallardo, sábado passado Gallardo. "Quebre o tornozelo do Tevez", ordem de Gallardo, sábado passado

Nestes anos, o Palmeiras foi vice em 2000, perdendo o título em São Paulo, para o Boca Juniors. Depois, caiu na semifinal em 2001, décimo em 2005 e 2006; sétimo, em 2009; 16º, em 2013; 19º, em 2016; 9º, em 2017; eliminado na semifinal de 2018; e nas quartas; de 2019. Nos outros dez anos, não citados, não conseguiu se classificar.

Chegar à disputa da semifinal, a partir de hoje, contra o River Plate, na Argentina, é uma vitória pessoal de Mauricio Galiotte, que mudou radicalmente a filosofia do clube, ao expurgar o executivo Alexandre Mattos, especialista em compras de jogadores e trocas de técnicos. Sem apoiar a base do clube. Mesmo com o Palmeiras colecionando títulos com seus garotos.

Não é só Galiotte quem está empolgado.

Leila Pereira, dona da Crefisa, patrocinadora única do clube, candidata à presidência, apoiada por Galiotte, deseja intensamente a conquista. Seria muito importante para sua eleição, mostraria o acerto da dupla.

Como grande incentivo há um bônus especial para a conquista da Libertadores. O valor é mantido em segredo. Mas os jogadores já sabem.

Abel Ferreira, já captou o clima de euforia da diretoria; da torcida, com direito à presença de centenas de torcedores no embarque do time à Argentina.

Time, na calçada. Antes do treinamento final de ontem, do estádio do San Lorenzo
Time, na calçada. Antes do treinamento final de ontem, do estádio do San Lorenzo Time, na calçada. Antes do treinamento final de ontem, do estádio do San Lorenzo (Cesar Greco)

Mas o português está fazendo o máximo para que o clima de euforia não chegue nos jogadores.

Só que não deixará o Palmeiras acovardado, como aconteceu na última semifinal de Libertadores do clube, em 2018, com Felipão, enfrentando o Boca Juniors, na Bombonera. Como se fosse um time pequeno.

O português jamais ganhou um título como técnico.

Mas sabe que se encolher é um caminho suicida, hoje.

Mesmo diante da melhor equipe da Libertadores.

Abel decidiu seguir os passos do técnico que admira e que impediu que disputasse a Champions League.

Jorge Jesus.

Não deixar o Palmeiras se intimidar, seja onde for o jogo, diante de qualquer adversário.

Sua ligação com os atletas é de total cumplicidade.

O que exige tática moderna e excepcional lado físico.

O surto de Covid-19 ainda reflete no elenco.

Abel Ferreira tem o domínio completo da equipe. A preocupação é com o lado emocional
Abel Ferreira tem o domínio completo da equipe. A preocupação é com o lado emocional Abel Ferreira tem o domínio completo da equipe. A preocupação é com o lado emocional

Abel tem enorme desvantagem em relação a Marcelo Gallardo. São dois meses do português comandando o Palmeiras. O argentino está à frente do River Plate desde 2014.

E em seis Libertadores, conseguiu levar sua equipe à cinco semifinais. Campeão em 2015 e 2018 e vice em 2019.

Ele tem o domínio não só do seu elenco, mas do ambiente da competição.

De jogador talentoso, se tornou excelente técnico. Com direito a recusar até a Seleção Argentina.

O River Plate deve começar o jogo com Armani; Montiel, Paulo Díaz, Pinola e Casco; Sosa, Enzo Pérez, De La Cruz e Nacho Fernández; Suárez e Borré. O 4-4-2 muda durante a partida para 4-1-4-1, 4-3-3, 4-5-1, dependendo das circunstâncias. Essa é a vantagem de impor sua filosofia há anos.

Gallardo também vai no limite da competitividade. Não por acaso foi flagrado no sábado aconselhando seu zagueiro Rojas a 'arrebentar o tornozelo' de Tevez, no vibrante 2 a 2 contra o Boca Juniors, pelo Campeonato Argentino.

Ou seja, se preciso for, o time argentino troca a técnica pelos pontapés.

E exerce sempre enorme pressão emocional contra seus adversários.

River de Gallardo é o clube mais especialista em conquistas da Libertadores, nos últimos anos
River de Gallardo é o clube mais especialista em conquistas da Libertadores, nos últimos anos River de Gallardo é o clube mais especialista em conquistas da Libertadores, nos últimos anos

O Palmeiras de Abel Ferreira deve entrar em campo com Weverton, Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Viña; Danilo (Patrick de Paula), Zé Rafael e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa (Gabriel Veron), Rony e Luiz Adriano.

4-4-2, que se torna 4-2-3-1 e 4-5-1. Ferreira exige marcação intensa e contragolpes velozes, objetivos. Nada de troca de bolas inútil nas intermediárias, como o Palmeiras jogava com o demitido Luxemburgo.

Abel não confirmará nem sob tortura. Mas o empate é um resultado que seria muito comemorado, trazendo a decisão da semifinal para São Paulo, na próxima semana, dia 12.

A cúpula palmeirense acompanha com atenção a indição do árbitro uruguaio Leodán González. Ele é considerado instável em jogos tensos.

Abel Ferreira tem trabalhado muito o lado emocional do confronto.

O fato de não haver torcida no estádio Monumental de Nuñez traz mais equilíbrio, teoricamente, à partida.

A mais recente semifinal de Libertadores foi desastrosa para Palmeiras. Eliminação da final para o Boca Juniors. A situação ruim tem relação explícita com a Argentina.

Felipão montou uma equipe acovardada diante do Boca. 2 a 0 para os argentinos.

Em São Paulo, com o Palmeiras desesperado, empate em 2 a 2.

Abel Ferreira sabe o quanto o clube de Galiotte precisa vencer o torneio.

E garante.

O Palmeiras terá coragem hoje na Argentina.

Para seguir sonhando em se livrar da dependência de 1951.

Faltam apenas três jogos para o Palmeiras voltar a disputar um Mundial.

O primeiro passo, fundamental, é hoje, às 21h30...

Veja jogadores qeu prometeram voltar para times brasileiros

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.