Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Cosme Rímoli - Blogs

Record TV, SBT, Globo, Rede TV! e Band. Um dos melhores repórteres esportivos do país. Luiz Ceará. 'A dignidade é o meu legado'

Luiz Ceará fez história na televisão brasileira. São quase 50 anos trabalhando com futebol. Dono de inúmeras histórias, grandes reportagens e até música para Elza Soares. Ele é o entrevistado da semana

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli


São Paulo, Brasil

Um dos melhores repórteres esportivos do Brasil.

Inteligente, culto, com grande credibilidade.

E, principalmente, carismático.


Aos 73 anos, Luiz Ceará segue dando lições de jornalismo e de vida.

Filho de empregada doméstica e de zelador, Ceará conseguiu chegar aonde ele mesmo nem imaginava.


Carreira brilhante, na Record TV, na Globo, no SBT, na Rede TV! e, principalmente, na Bandeirantes. Ficou marcado como um dos repórteres principais do Show do Esporte, ao lado de Fernando Fernandes.

Luciano do Valle transformou a emissora paulista em uma réplica de uma tevê a cabo de esportes, cujo modelo o encantou nos Estados Unidos.


Luiz Ceará era reservado para as entrevistas mais delicadas. A que envolveria usar seu jogo de cintura, sua simpatia para abrir a guarda dos entrevistados.

"Tenho muito orgulho da dignidade com que levo a minha carreira. Porque eu sou assim como pessoa. Sempre fui justo nas cobranças, nas críticas, nos elogios. A minha integridade é o meu legado."

Hoje é dono da produtora de vídeo Bloco C Filmes, que fica em Campinas, cidade em que nasceu e da qual 'poderia ser prefeito, se quisesse', brincam os amigos.

Com talento musical, Ceará, aos 20 anos, teve uma música de sua autoria, Solidão, gravada pela diva Elza Soares. Quando o conheceu, Elza não acreditou que um homem, e tão jovem, tivesse tanta sensibilidade para compor uma letra tão pungente.

Mas foi Elza quem o encaminhou, sem saber, para o jornalismo esportivo.

"Ela me apresentou ao Garrincha. Eu fiquei de queixo caído. Diante de um atleta tão importante, tão especial. Foi naquela hora que eu descobri o que faria na vida. Estudar jornalismo."

Ceará tem inúmeras histórias na carreira. 

Algumas alegres, outras tristes, mas todas inspiradoras.

Ele cobriu quatro Copas do Mundo e três Olimpíadas.

E centenas de eventos importantíssimos da vida esportiva do Brasil.

Ceará divide sua carreira no Canal do Cosme Rímoli, no YouTube.

A cada semana, um entrevista diferente.

Todas as terças-feiras.

Já deram seus depoimentos: Milly Lacombe, André Hernan, Reinaldo Gottino, Falcão, Milton Neves, Hortência, Cléber Machado, Marco Aurélio Cunha, Denilson, Silvio Luiz, Benjamin Back, Fernando Fernandes, Dodô, Casagrande, Wagner Ribeiro, Mano, André Henning, Sálvio Spíndola, PVC, Edu Dracena, Ney Franco, Chico Lang, Reinaldo Carneiro Bastos, Márcio Zanardi, Wanderley Nogueira.

Hoje, o espaço, com orgulho, é de Luiz Roberto Serrano Ceará...

Assista:

Oferecimento: Sorox

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.