Logo R7.com
RecordPlus
Cosme Rímoli - Blogs

Heinze? Guto Ferreira? Palmeiras, sem rumo, busca técnico

A recusa de Miguel Ángel Ramírez desnorteou de vez a diretoria do Palmeiras. Não havia plano B. Agora, o improviso. Galiotte está perdido

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Galiotte vive seu pior momento como presidente do Palmeiras. Sem rumo
Galiotte vive seu pior momento como presidente do Palmeiras. Sem rumo

São Paulo, Brasil

Fracasso.


Essa é a sensação da diretoria palmeirense, depois de seus enviados não conseguirem contratar o técnico Miguel Ángel Ramírez.

O gerente Anderson Barros e o vice Paulo Buosi tiveram de informar o presidente Mauricio Galiotte que o espanhol não abandonaria o Independiente del Valle 'por dinheiro nenhum' até acabar a participação do clube na Libertadores e no Campeonato Equatoriano.


Por ser um 'homem de palavra'.

A dona da Crefisa, Leila Pereira, decidiu optar por uma saída 'digna'.


Postou hoje nas suas redes sociais, que 'ninguém é maior que o Palmeiras', indireta a Ramírez.

Como resposta teve inúmeras queixas de torcedores, com o fracasso da negociação.


Galiotte tem se mostrado um péssimo dirigente quando a questão é contratar. Não consegue escolher filosofia de jogo que pretende implantar no Palmeiras. Já tentou Eduardo Baptista, Cuca, Alberto Valentim, Roger Machado, Luiz Felipe Scolari, Mano Menezes e Vanderlei Luxemburgo.

O presidente tem se mostrado tão inseguro que buscou, no final de dezembro, formar um Comitê Gestor para ajudá-lo a comandar o futebol. Escolheu três vices: Paulo Buosi, Alexandre Zanotta e José Eduardo Caliari e o diretor financeiro Davi Gueldini. Os cinco, mais o gerente Anderson Barros, garantiram que dariam vida longa a Vanderlei Luxemburgo. 

Tiveram de sentir na prática o quanto ele está ultrapassado. O 'projeto' era de 24 meses. Durou nove, com a demissão sumária.

Galiotte e o seu Comitê Gestor chegaram à conclusão que Miguel Ángel Ramirez era o treinador ideal. Tinham a certeza que ele aceitaria imediatamente começar a treinar o Palmeiras. Foram arrogantes e ingênuos.

Galiotte, depois de não se acertar com Sampaoli, contratou Luxa. Pela metade do salário
Galiotte, depois de não se acertar com Sampaoli, contratou Luxa. Pela metade do salário

Não conheciam o espanhol.

Ele não se dobrou por dinheiro.

Foi fiel ao seu compromisso com o Independiente del Valle.

Outra vez, o Palmeiras não tinha plano B.

Galiotte pediu para Anderson Barros e Buosi tratarem de buscar outro técnico. E imediatamente. Outra vez, não há compromisso com filosofia.

Os argentinos Gabriel Heinze e Guillermo Schelotto, os uruguaios Diego Aguirre e Gustavo Munúa passaram a ser nomes discutidos por 'palmeirenses notáveis' e que influenciam Galiotte.

Há falta de coragem dos dirigentes, e certeza que ele também não largaria seu trabalho no Fortaleza, como também quer, em 2021, comandar o São Paulo. Daí o clube, por enquanto, não tentar Rogério Ceni.

Guto Ferreira, no Ceará, tem a simpatia de Galiotte, que gosta do seu trabalho. Mas sabe que é um nome de menor impacto para a expectativa que cerca o Palmeiras.

O vazamento dessa simpatia do presidente por Guto já valeu inúmeros ataques ao dirigente e ao técnico nas redes sociais.

O que inviabilizou a avaliação para valer de sua contratação.

A verdade é que Galiotte se perdeu.

Galiotte. 20 jogos e Mano Menezes demitido sumariamente do Palmeiras
Galiotte. 20 jogos e Mano Menezes demitido sumariamente do Palmeiras

Ele deu sua palavra de honra ao assumir a presidência do clube que zeraria as dívidas palmeirenses. Com a pandemia, o clube deixará de arrecadar R$ 200 milhões, nos seus cálculos. E ainda há a dívida de R$ 170 milhões com a Crefisa.

Daí a maneira precipitada que negociou jogadores como Borja, Deyverson, Vitor Hugo, Bruno Henrique, Diogo Barbosa,Hyoran, Arthur...

E impôs a Luxemburgo 11 jogadores da base.

A reformulação forçada, mal planejada, se juntou a um elenco montado pela vontade do demitido executivo Alexandre Mattos. Empolgado com o apelido "Mitto", comprou inúmeros jogadores caríssimos de mesma característica. Mesma reclamação dos treinadores que passaram pelo clube.

Galiotte e seu Comitê Gestor escolheram o pior treinador possível para 2020. Luxemburgo jamais reconstruiu uma equipe mesclando jogadores experientes e jovens. Ele se consagrou com atletas prontos e caros.

O paradoxo é que, por ter caído em um grupo fraquíssimo da Libertadores, basta vencer hoje o limitado Tigre, no Allianz Parque, e o Palmeiras terá a melhor campanha da fase de grupo do torneio sul-americano.

O auxiliar Andrey Lopes estará comandando o time.

Galiotte entregou elenco milionário ao inexperiente Eduardo Batista. Tudo errado
Galiotte entregou elenco milionário ao inexperiente Eduardo Batista. Tudo errado

No Brasileiro, o clube está apenas em oitavo lugar, já com 12 pontos de desvantagem para o líder, o Internacional.

Para piorar as coisas, Galiotte sofre com um grave problema pessoal, de doença na família.

Ou seja, tudo está muito pesado no Palmeiras.

Daí o desespero por um treinador.

Não importa a filosofia.

O presidente precisa de alguém que comande o time.

E traga vitórias e paz em 2020...

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.