Com Endrick se assumindo como a grande estrela do time, Palmeiras está pronto para a arrancada final pelo título
Cesar Greco/PalmeirasSão Paulo, Brasil
Os inesperados fracassos do Botafogo e do Bragantino ressuscitaram o Palmeiras. Nem mesmo Abel Ferreira esperava que o clube poderia assumir a liderança do Brasileiro. O torneio nacional era considerado "perdido" pela Comissão Técnica, quando o clube carioca chegou a abrir 13 pontos de vantagem.
Esse precipitado "desperdício" fez com que Leila Pereira fosse pressionada, perdesse prestígio na mídia, na torcida. Além, é lógico, da perda da Libertadores.
Mas o Botafogo foi acumulando derrotas inesperadas, como a virada sensacional do Palmeiras, que perdia por 3 a 0, no Nilton Santos, e venceu por 4 a 3.
Depois de vencer o Athletico por 1 a 0, perder para o Flamengo por 3 a 0 e ganhar com atitude, ontem, do Internacional por 3 a 0, o sonho voltou.
Com o prazer de os jogadores e a Comissão Técnica dormirem na liderança do Brasileiro.
Abel Ferreira terá duas semanas, graças à dafa Fifa, para preparar o time para a arrancada final.
Uma controlada euforia já domina o Palmeiras, com a possibilidade real de um título mais do que importante e que era considerado perdido.
O Palmeiras terá pela frente quatro partidas fundamentais, e a necessidade de 12 pontos é absoluta na luta contra Botafogo, Grêmio e Bragantino pelo título.
Fortaleza, no Castelão; América Mineiro, em casa; Fluminense, em casa; e Cruzeiro, fora.
Abel dara o sprint final em 2023. Fará o máximo para montar seu time mais forte. Para compensar as frustrações da Copa do Brasil e da Libertadores.
Endrick ganhou de vez, com ele, não só a titularidade, como também o direito de comandar a equipe, estimular os companheiros, principalmente na parte ofensiva.
Foi surreal acompanhar o treinador tendo de explicar o porquê de ter substituído Endrick por Rony. No começo do ano, Rony era titular absoluto. Perdeu de vez sua vaga para o menino de 17 anos.
"A única coisa que posso falar do Endrick é que, enquanto ele tem energia, está lá dentro. (…) Ele fez o que tinha que fazer dentro de campo. Ele começou bem a temporada, teve um período difícil, e graças ao trabalho voltou a performar."
Com a convocação do jogador para a seleção brasileira, Endrick ficou ainda mais confiante, mais vibrante. Abel e sua Comissão Técnica acreditam que ele deslanchou de vez. O que será excelente para esses quatros jogos decisivos para o Palmeiras.
Leila Pereira acerta a premiaçãos dos eventuais títulos no início do ano. O dinheiro para os jogadores e Abel vencerem o Brasileiro já estava definido. Mas, por tudo que a dirigente passou, pelo forte questionamento, vaias, ameaças, a presidente está disposta a aumentar o bônus caso chegue o título do Campeonato Nacional.
Um estímulo para calar seus críticos.
Ou seja, o Palmeiras já redescobriu o otimismo.
Endrick nunca rendeu tanto no time profissional.
A equipe voltou a performar.
O placar de 3 a 0 contra o Internacional, ontem, mostra a força do grupo.
Abel terá duas semanas para trabalhar seu time para os confrontos finais.
E agora há dinheiro a mais, de Leila, pelo Brasileiro.
Por tudo isso, o Palmeiras é candidato real ao torneio do qual havia desistido.
Quer e está pronto para vencer o Campeonato Nacional.
O ótimo futebol de Endrick tem puxado os companheiros. Com Veiga, que tem encontrado mais liberdade
Cesar Greco/PalmeirasBem ao contrário do que já tinha previsto o auxiliar de Abel Ferreira, João Martins, em julho, depois do empate em 2 a 2 com o Athletico.
"Nós entendemos que o futebol brasileiro passa uma imagem de que é o futebol mais competitivo do mundo, porque ganham vários [clubes].
"Mas ganham vários porque muitas vezes não deixam os melhores ganharem, que foi mais uma vez.
"Nós entendemos que é ruim para o sistema que o Palmeiras ganhe [o Brasileirão] dois anos seguidos. Vemos na Europa e no mundo todo dois ou três [times] que ganham sempre, porque trabalham para serem os melhores dia após dia. E não vale a pena amanhã o presidente [da Comissão de Arbitragem da CBF] ficar mostrando frames e parando a imagem da maneira que acha melhor para justificar a incompetência e os erros grosseiros [da arbitragem]."
Martins deve estar muito arrependido...
Novo edital do Maracanã inclui camarotes para o governo do RJ e aluguel de mais de R$ 211 mil
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.