Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A pior notícia para Robinho. Seu julgamento transmitido ao vivo. Pressão para que, cumpra nove anos de cadeia, no Brasil será enorme

Robinho e seus advogados não queriam, mas o Superior Tribunal de Justiça transmitirá ao vivo o julgamento. 15 ministros avaliarão se ele cumprirá nove anos de cadeia, no Brasil, pela condenação por estupro, na Itália

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Robinho e seus advogados queriam o julgamento em sigilo. Não transmitido, ao vivo, pela Internet
Robinho e seus advogados queriam o julgamento em sigilo. Não transmitido, ao vivo, pela Internet Robinho e seus advogados queriam o julgamento em sigilo. Não transmitido, ao vivo, pela Internet (CBF)

São Paulo, Brasil

Tudo que Robinho e seus advogados não queriam.

O Superior Tribunal de Justiça transmitirá ao vivo, pela Internet, o julgamento do pedido do governo italiano para que o jogador cumpra a pena de nove anos, por estupro coletivo, no Brasil.

O julgamento está marcado para o dia 20, na próxima quarta-feira, às 14 horas.

Robinho foi condenado a nove anos de prisão em 2017, por estupro de uma jovem de origem albanesa, em Milão, em 2013. De acordo com a justiça italiana, ele e outros cinco homens abusaram sexualmente da mulher que estava embriagada.

No dia 19 de janeiro de 2022, Robinho perdeu o último recurso para tentar anular a sentença na Itália.

Ele passou a ser considerado um condenado que estava fora da cadeia. Seu nome está na lista da Interpol. Não pode ir para 195 países, porque seria extraditado para a Itália.

O entrave é que o Brasil não extradita cidadãos que cometam crimes no Exterior.

Houve exceções, de 'crimes gravíssimos'.

O que não foi o caso de Robinho.

A Itália pediu a extradição.

O ex-jogador, que disputou duas Copas do Mundo pelo Brasil, passou a viver apenas no país.

Mas com uma vida com toda mordomia, que sua importante carreira ofereceu. Jogador do Santos, Real Madrid, Manchester City, Milan, Guangzhou, Atlético Mineiro, Sivasspor e İstanbul Başakşehir. Ele acumulou uma fortuna aproximada de R$ 300 milhões.

Desde a condenação, desfruta seu dia-a-dia no litoral paulista, onde tem uma mansão e um apartamento cinematográfico. Fora fazenda em Avaré. Além de outros vários imóveis e investimentos.

Condenação de Daniel Alves, também por estupro, na Espanha, é um motivo a mais de pressão
Condenação de Daniel Alves, também por estupro, na Espanha, é um motivo a mais de pressão Condenação de Daniel Alves, também por estupro, na Espanha, é um motivo a mais de pressão (Rafael Ribeiro/CBF)

A pressão da opinião pública aumentou com os casos de Daniel Alves, condenado por estupro, e preso, na Espanha e a anulação da condenação por agressão sexual de Cuca, na Suíça.

Robinho e seus advogados queriam que o julgamento decisivo do Superior Tribunal de Justiça fosse feito em sigilo.

Para despertar o mínimo de atenção possível.

Só que não foi esse o desejo do ministro Og Fernandes, que presidirá o julgamento.

Ele quis expor cada detalhe, cada argumentação a favor e contra a prisão no Brasil.

E os votos dos ministros.

A sessão será histórica.

Serão 15 ministros que julgarão a homologação da sentença. Traduzindo: se Robinho terá de cumprir a pena no Brasil. Basta a maioria simples.

A sentença pode ser que não seja dada na quarta-feira.

Basta um dos ministros pedir 'vista do processo', uma análise mais profunda do caso. O julgamento poderá ser adiado até em três meses. Aí ocorre a decisão definitiva. No pior dos casos, em junho.

O experiente ministro Og Fernandes presidirá o julgamento de Robinho. Transmitido ao vivo
O experiente ministro Og Fernandes presidirá o julgamento de Robinho. Transmitido ao vivo O experiente ministro Og Fernandes presidirá o julgamento de Robinho. Transmitido ao vivo (STJ)

Mas a transmissão do julgamento ao vivo pode fazer com que os ministros evitem o pedido de vista, já que o caso é de conhecimento público há anos.

Em todo caso, Robinho sofreu uma derrota importante.

A transmissão ao vivo para o mundo todo do seu julgamento era a última coisa que desejava.

A possibilidade que possa cumprir nove anos de cadeia no Brasil é enorme.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.