Logo R7.com
Logo do PlayPlus

João Fonseca é eliminado em jogo espetacular em estreia no ATP de Halle

Brasileiro foi superado por Flavio Cobolli em grande jogo na grama do torneio alemão

Cabeça de Chave|Ari PeixotoOpens in new window

João Fonseca no ATP de Halle, em 2024 Divulgação

Um jogo de muita pancadaria, como seria de se esperar entre dois jovens tenistas. Por quase 2 horas e 45 minutos, João Fonseca, 18 anos, e Flavio Cobolli, 24, distribuíram bombas de forehand e backhand, mas também mostraram um bom repertório de jogadas, alternando as bolas de fundo com curtinhas junto à rede.

No fim, Cobolli, 24º do mundo, venceu por 2 sets a 1, parciais de 5/7, 7/6[3] e 7/6[7], pela primeira rodada do Torneio de Halle, na Alemanha. Apesar da derrota, o público que compareceu à OWL Arena saiu satisfeito por ter visto um jogaço de bola. Bola pra frente, que este foi só o primeiro jogo do João na grama.

A partida

O primeiro set já deu a pinta de como seria a partida. Cobolli e Fonseca não abriram mão do estilo agressivo, com saques a mais de 100 km/h. E cada um confirmando seu serviço, alguns com mais dificuldade, outros nem tanto. João teve um break point no 3º game, mas o italiano se recuperou. O jogo seguiu assim até que o 11º game o brasileiro conseguiu quebrar o serviço de Cobolli. Em seguida, João fechou o set.

Na segunda parcial, o panorama se repetiu, com uma diferença. Não houve quebra de saques. No tiebreak, Cobolli rapidamente abriu 4-1, João reagiu, mas em 3-5, numa virada de bola, o brasileiro caiu na grama, de maneira esquisita, e parecia ter se machucado feio. Mas foi só um susto mesmo. Cobolli fechou em 7-3, empatando a partida.


No terceiro e decisivo set, o roteiro foi se repetindo. Os tenistas sacando forte e conseguindo manter o serviço. De novo, João teve uma chance de quebrar o serviço de Cobolli, mas o italiano reagiu e não deixou. Resultado: de novo o tiebreak.

Pra variar, ninguém deu nada de graça. Cobolli chegou a abrir 5-3, mas João reagiu e chegou ao match point, em 6-5. O italiano não deixou barato e empatou o game. No saque seguinte, a direita do brasileiro escapou e o match point virou de lado. Mas João conseguiu empatar em 7-7. Servindo, João subiu para fechar o ponto, mas levou um escorregão e Cobolli chegou novamente ao match point, em 9-8. No primeiro serviço, o italiano fechou em 10-8, 2 a 1 no placar geral.


Para uma estreia num piso ao qual não está acostumado, João Fonseca se saiu bem. Não fossem alguns escorregões, principalmente no ponto decisivo do tiebreak do 3º set (em que ele passaria à frente de Cobolli), o brasileiro estaria celebrando provavelmente sua primeira vitória.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.