Iga Swiatek é pega no doping e já cumpriu suspensão
Jogadora ficou afastada por um mês entre setembro e outubro
A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) informou nesta quinta-feira que a tenista polonesa Iga Swiatek, atual número 2 do mundo, foi suspensa por aproximadamente um mês devido a um caso de doping. Swiatek testou positivo para trimetazidina (TMZ), uma substância proibida, em uma amostra coletada em agosto deste ano.
Como resultado, ela ficou afastada de competições entre 12 de setembro e 4 de outubro, período no qual deixou de disputar três torneios na Ásia. Na época, muito se especulava sobre os motivos dela não participar das competições. Swiatek chegou, inclusive, a mudar de treinador nesse período. Além disso, a jogadora também perdeu o prêmio em dinheiro do Cincinnati Open, o torneio realizado logo após o teste.
Após a análise de dois laboratórios credenciados pela Agência Mundial Antidoping (Wada) e os depoimentos de Iga Swiatek, a investigação concluiu que a ingestão da substância proibida não foi intencional. A tenista polonesa afirmou que a contaminação ocorreu ao consumir melatonina, um medicamento para insônia e jet lag. Com base nema defesa, a Agência aceitou que o ocorrido foi não proposital.
“Este caso é um lembrete importante para os jogadores de tênis sobre a natureza de responsabilidade estrita do Código Mundial Antidoping e a importância de os jogadores considerarem cuidadosamente o uso de suplementos e medicamentos“, disse a CEO da ITIA, Karen Moorhouse.
Swiatek se pronunciou pelas redes sociais. Ela disse que está é a pior experiência da vida dela e que vai estar mais forte do que nunca.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.