Bia e João estreiam com vitória na grama sagrada de Wimbledon
Brasileiros derrotaram adversários sem perder sets
Beatriz Haddad Maia e João Fonseca fizeram bonito em suas partidas de estreia em Wimbledon. A paulistana enfrentou a eslovaca Rebecca Sramkova, contra quem já tinha jogado 5 vezes, e vencido 3. E hoje ganhou com parciais de 7/6[7] e 6/4.
O carioca mediu forças contra o britânico Jacob Fearnley, com uma retrospectiva favorável, 2 jogos, 2 vitórias. Os dois tenistas às portas do top 50 (João é o 54 e Fearnley o 51º). Placar final, 6/4, 6/1 e 7/6[5].
Com a vitória, João Fonseca, que já tinha o título de mais jovem da chave de simples, se tornou também o primeiro tenista de 18 anos a passar para a segunda rodada de Wimbledon.
Beatriz
Bia e a eslovaca fizeram um primeiro set muito equilibrado. Duas quebras, uma quebra para cada tenista (5º e 8º games), levaram o set para o tiebreak. Que também foi equilibrado até 7-7, quando a brasileira conseguiu dois pontos seguidos e fechou em 7/6.
Na segunda parcial, Sramkova quebrou o serviço da brasileira no segundo game, mas teve o saque quebrado no 5º. No game seguinte, Bia não teve dificuldades para confirmar o serviço seguinte, abrindo 4/2. No oitavo game, Bia voltou a quebrar o serviço da eslovaca e só administrou a boa vantagem, para fechar em 6/4.
Uma partida corajosa, com um bom desempenho para uma estreia no Grand Slam, que sempre é complicada. Agora, Bia aguarda a vencedora do jogo entre a húngara Dalma Galfi e a britânica Harriet Dart.
João
A quadra 1, uma das duas principais do complexo de Wimbledon, com capacidade para 12.700 espectadores, estava lotada para o confronto entre João Fonseca e Jacob Fearnley. Ou seja, casa cheia e a maioria da torcida contra. Havia brasileiros, é verdade, mas eram poucos.
A partida começou debaixo de sol forte e temperatura na casa dos 30 graus (o que é bastante calor na Inglaterra)e torcida contrária. E seguiu bem equilibrada até o 8º game, quando João, sacando, deixou Fearnley abrir 0-40. Mas o brasileiro enfrentou com coragem os 3 break points, conseguiu se recuperar e venceu, fazendo 5/4. No game seguinte, contando com duas duplas faltas do britânico, João fechou em 6/4.
O segundo set começou de maneira bem favorável a João. Abriu confirmando seu serviço e, em seguida, quebrando o do britânico e confirmando de novo. Fearnley só reagiu no 4º game, mas em seguida viu o brasileiro vencer mais um game, quebrar novamente o serviço do inglês e fechar o segundo set em 6/1.
Chamou a atenção o número de duplas faltas cometidas por Fearnley: 5 no primeiro set e 3 no segundo, todas em momentos cruciais da partida.
A terceira parcial talvez tenha sido a mais difícil para o brasileiro. Ela foi a mais equilibrada, com os dois tenistas confirmando seus serviços até 0 12º game. E aí, partiu tiebreak…
Fearnley teve dois minibreaks, em 3-1 e 4-2, e abriu 5-2 para servir para o set. Mas uma dupla falta e um erro não-forçado trouxeram o brasileiro de volta ao jogo, sacando em 4-5. Com dois aces, João fez 6-5 e contou com uma nova dupla falta e um erro não-forçado do britânico para fechar a partida em 3 sets a zero.
Agora, o brasileiro, que no live ranking já aparece na posição 47, espera o vencedor da partida entre o americano Jenson Brooksby e o holandês Tallon Griekspoor.
Na entrevista de quadra, João Fonseca pediu desculpas à plateia por vencer um britânico, mas agradeceu o comportamento da torcida. E quando o entrevistador perguntou como ele se sentia em comparação ao ano passado, quando foi eliminado na primeira rodada do qualifying, João disse que o segredo é trabalhar, sonhar e acreditar.