Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Blog do Nicola
Publicidade

Paulistão: quem mais deu sorte e qual o maior azarado do sorteio

Com o mesmo regulamento dos últimos anos, estadual conheceu nesta quinta-feira os grupos, com um deles bem complicado

Blog do Nicola|Do R7 e Jorge Nicola


Evento que definiu as chaves ocorreu nesta quinta-feira, no Ibirapuera, em São Paulo
Evento que definiu as chaves ocorreu nesta quinta-feira, no Ibirapuera, em São Paulo

Ninguém levou mais azar do que o Corinthians no sorteio que definiu os grupos do Paulistão de 2024. A equipe de Mano Menezes caiu na mesma chave que Red Bull Bragantino, ainda na briga pelo título do Brasileirão; Mirassol, atualmente na Série B nacional; e Inter de Limeira, que disputará sua quinta edição seguida na elite estadual.

Levando em conta a dificuldade corintiana nos últimos campeonatos — não é campeão desde 2019 —, a necessidade de uma grande reformulação do elenco e a eleição presidencial que não empolga, é possível afirmar que o Timão surge como o clube grande com mais riscos de não passar para a fase de mata-mata.

Você pode estar se perguntando: mas e o Santos, que lutou contra o rebaixamento em quase todos os últimos campeonatos que disputou? O Peixe foi o sortudo da quinta-feira, com o grupo mais acessível do Paulistão. Na Chave A, o Santos aparece ao lado do Ituano, ameaçado pela degola na Série B; do Santo André, que voltou à Série A-1 em 2020; e da Portuguesa, que escapou milagrosamente de cair para a A-2 na edição deste ano.

O Palmeiras ficou, na teoria, com o segundo grupo mais fácil, ao lado do Água Santa, atual vice-campeão paulista e maior surpresa de 2023; além do Guarani e da Ponte Preta. Os rivais campineiros, que só poderão se enfrentar se passarem para o mata-mata, vivem momentos bem diferentes na Série B: o Bugre com chances pequenas de acesso e a Macaca tentando descartar de vez o risco de queda para a terceira divisão.

Publicidade

Por fim, aparece o São Paulo, na chave com São Bernardo, Botafogo e Novorizontino. Depois de quase subir para a Série B do Brasileiro e deixar excelente impressão no Paulistão, o Bernô promete ser um adversário chato na briga pela classificação. Já o Botafogo está no meio da tabela na segunda divisão nacional, enquanto o Novorizontino, que subiu na Série A-2 do Paulista, só não será promovido também na Série B por causa de deslizes na reta final do torneio.

Vale lembrar que o regulamento do Paulistão está mantido para 2024, com os dois melhores de cada grupo passando para as quartas de final, com duelo único. Já os dois rebaixados serão aqueles com pior campanha entre todos os 16 participantes. Na fase de grupos, os times jogam contra todos os adversários, exceção aos do seu grupo, em turno único. 

Publicidade

GRUPO A:

Santos, Ituano, Santo André e Portuguesa

GRUPO B:

Palmeiras, Água Santa, Guarani e Ponte Preta

GRUPO C:

Corinthians, Red Bull Bragantino, Mirassol e Inter de Limeira

GRUPO D:

São Paulo, São Bernardo, Botafogo e Novorizontino

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.