Logo R7.com
RecordPlus
Blog do Nicola

Memphis pode sair se Augusto Melo sofrer impeachment? Checamos

Presidente corre sério risco de ser impedido de continuar no Corinthians após reprovação nas contas e investigação policial

Blog do Nicola|Jorge NicolaOpens in new window

Memphis tem contrato com o Corinthians até a metade de 2026 Ronaldo Barreto/Estadão Conteúdo

Os poucos aliados que restaram a Augusto Melo no Corinthians enchem a boca para dizer que, se o presidente sofrer impeachment, Memphis Depay deixará o clube. Porém, a previsão, em tom de ameaça, não tem fundamento no contrato entre as partes. O acordo que pode render até R$ 120 milhões ao holandês não faz qualquer menção à saída de Augusto.

Se Memphis optar por ir embora, terá de arcar com a multa rescisória de 5 milhões de euros. Se houver proposta de um clube do exterior, a multa sobe para 10 milhões de euros - metade fica para o jogador, metade para o clube.

O contrato prevê uma série de possibilidades para o fim do vínculo, como o rebaixamento no Brasileirão. Neste caso, qualquer uma das partes pode exigir a rescisão automática. Em caso de inadimplência do Corinthians igual ou superior a dois meses, Memphis pode quebrar o vínculo e exigir o ressarcimento de tudo o que ainda tem a receber.

Também constam as rescisões por mútuo acordo, invalidez profissional, aposentadoria ou morte do atleta.


Trecho do acordo prevendo penalidades ao Corinthians

Chance de impeachment: Augusto Melo viu suas contas de 2024 serem reprovadas pelo Conselho Deliberativo na última segunda-feira. Nos próximos dias, o CD deve abrir processo de impeachment contra o presidente. E, neste caso específico, não há a necessidade de votação dos sócios para o impedimento do Augusto.

O problema para o presidente é que ele também deve ser indiciado nos próximos dias pela Polícia Civil, que investiga sua atuação no Caso Vaidebet. A tendência é que o inquérito indicie Augusto, Sergio Moura e Marcelo Mariano por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.


Integrantes da Gaviões da Fiel invadiram recentemente a sala do presidente para afirmar que exigirão sua renúncia de forma imediata em caso de indiciamento.

Para completar, Augusto também é alvo de um processo de impeachment desde o ano passado no Conselho Deliberativo.


Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.