Fenômeno do São Paulo foi dispensado pelo Palmeiras
Artilheiro da Copinha, Ryan Francisco surgiu na base alviverde; chance de troco no rival por Endrick anos mais tarde?
Noventa gols em 98 jogos oficiais pelo São Paulo e quatro artilharias de campeonatos, incluindo a Copa São Paulo de juniores. Ryan Francisco tem sido tratado no clube e pela torcida como um fenômeno da base. Com um detalhe importante: o centroavante de 18 anos foi dispensado pelo Palmeiras no fim de 2019.
É a grande chance de o São Paulo dar o troco no Palmeiras depois de perder Endrick, que surgiu na base de Cotia. Aos 11 anos, porém, Endrick se mudou para o Palmeiras depois que o Tricolor se recusou a dar um emprego para seu pai. No Verdão, Douglas Souza foi contratado como faxineiro do CT do time principal.
Ryan Francisco é o maior destaque da atual edição da Copinha. Foram dez gols em oito partidas, incluindo os dois decisivos contra o Criciúma, na virada por 2 a 1 que assegurou a vaga são-paulina na final do torneio. O garoto fez os dois gols de pênalti, ambos com cavadinha, aos 44 minutos e aos 52 minutos da etapa final.
O blog apurou que Ryan Francisco acabou dispensado do Palmeiras porque não se destacava como ponta, sua posição na época. A concorrência com Luís Guilherme, entre outros, levou a diretoria alviverde a liberá-lo.
Ryan precisou recomeçar a carreira em 2020 pelo time sub-15 do SKA Brasil, no interior de São Paulo. Com faro artilheiro, ele acabou contratado em 2022 para o sub-17 do Tricolor, onde coleciona feitos. Foi artilheiro do Paulistão e do Brasileiro sub-17 e da Copa do Brasil sub-20, mesmo muito mais jovem do que seus concorrentes.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.