Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Blog do Nicola

Dispensado pelo Santos, ”Novo Neymar” chama atenção dos europeus

Gabriel Veneno, de 15 anos, pertence ao Atlético-MG e já recebeu ofertas de Chelsea e Borussia Dortmund

Blog do Nicola|Jorge NicolaOpens in new window

Gabriel Veneno chegou ao Galo em 2023, após ofertas de Palmeiras, Vitória, Bahia e Goiás Divulgação

O Santos cometeu um erro de muitos milhões de reais. Em 2023, dispensou um menino de apenas 13 anos apelidado de Gabriel Veneno. A decisão teve a ver com o baixo aproveitamento do atacante, então franzino e mais reserva do que titular. Dois anos depois, o mesmo garoto é chamado de “Novo Neymar” pela imprensa espanhola e está prestes a assinar seu primeiro contrato profissional com o Atlético-MG.

O Galo só espera pelo dia 16 de julho, quando Veneno completa 16 anos, para oficializar um acordo verbal que fará do garoto dono de um dos maiores salários da base, partindo de R$ 35 mil mensais. Detalhe: esse valor não inclui o prêmio pela assinatura do contrato, que terá duração de três anos.

Veneno também já foi alvo de duas propostas. “O Chelsea já se dispôs a pagar 8 milhões de euros para levá-lo assim que ele completar 18 anos, enquanto o Borussia Dortmund fez uma proposta um pouco inferior”, conta Joãozinho, um dos responsáveis por descobrir o atacante. O Chelsea, porém, nega o interesse.

Joãozinho organizava a Copa Santos, que reunia uma série de meninos que sonhavam em virar jogadores no Sul da Bahia. Foi em um desses torneios que dirigentes do Peixe se encantaram com o atacante de 11 anos e o contrataram na hora. “Ele chegou atrasado para o torneio e ficou de fora do primeiro jogo. No segundo, entrou apenas no intervalo, quando o time dele perdia por 3 a 0. Acabou 3 a 2, com dois gols dele”, relembra Joãozinho, que chegou a trabalhar como olheiro do Santos.


O apelido Veneno também surgiu nessa época. “O Paulo Robson, diretor do Santos, percebeu que ele tinha um dedo a menos e perguntou o que aconteceu. O Gabriel respondeu que havia sido picado por uma cobra com quatro anos de idade e seu dedo precisou ser amputado. A partir dali, ele virou Gabriel Veneno”, relembra Joãozinho.

Ainda assim, a passagem pelo Santos não poderia ter sido pior. Um familiar de Veneno afirmou ao blog que o garoto era perseguido. “Teve um jogo contra a Mauaense em que o Santos ganhou por 7 a 0. O técnico colocou praticamente todos os reservas no jogo, menos o Veneno, que saiu chorando do campo”, explica o parente, pedindo para não ser identificado.


“A verdade é que nunca deram atenção ao menino lá no Santos. O treinador nunca deu moral e acabaram dispensando ele por deficiência técnica”, acrescenta.

Veneno voltou para a Bahia e ficou seis meses treinando em um time chamado Canarinhos. Até que ele arrebentou na Copa 2 de Julho e recebeu propostas de Palmeiras, Bahia, Vitória, Goiás... o acordo foi fechado com o Galo, onde ele só cresce.


Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp


Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.