Premier League pode ter público reduzido em estádios no próximo ano

FUTEBOL-CAMPINGLES-PUBLICO:Premier League pode ter público reduzido em estádios no próximo ano

(Reuters) - É improvável que as instalações esportivas da Inglaterra consigam sinal verde para ter presença total da torcida neste ano, e toda a temporada da Premier League 2020-21 pode ser disputada com público reduzido, disse um consultor do governo.

O governo britânico anunciou planos este mês para permitir espectadores em eventos selecionados para testar novas diretrizes.

O críquete foi o primeiro esporte a receber espectadores, com 1.000 torcedores assistindo a um amistoso entre Surrey e Middlesex no The Oval, no domingo. O Campeonato Mundial de Snooker no Crisol e o festival de corridas de cavalos Goodwood também são eventos-teste.

"Eu ficaria muito surpreso se pudéssemos ter estádios completos este ano", disse à BBC James Calder, que faz parte do grupo de trabalho esportivo com autoridades do governo e da saúde para estabelecer protocolos sobre o retorno dos esportes.

"Realisticamente, acho que provavelmente precisará de uma vacina e também uma alta taxa de aceitação dessa vacina antes que possamos realmente ver estádios com capacidade total."

Calder afirmou que é possível que a nova temporada de futebol seja disputada diante de público reduzido.

Segundo ele, estão sendo realizadas experiências para determinar se gritar e cantar nos estádios pode levar a um maior risco de transmissão do vírus.

"Agora, se não houver uma disseminação grande de gotículas, podemos manter o distanciamento social que estabelecemos para...o Crisol e o Oval", disse ele.

"Mas se for um problema, precisamos repensar o distanciamento social dentro dos estádios, e isso se torna muito difícil."

(Reportagem de Arvind Sriram em Bengaluru)