Prefeito de Londres se opõe ao reinício da Premier League em junho

SAUDE-CORONAVIRUS-FUTEBOL-PREMIERLEAGUE:Prefeito de Londres se opõe ao reinício da Premier League em junho

(Reuters) - O prefeito de Londres, Sadiq Khan, se opõe à ideia da retomada da Premier League na capital britânica no próximo mês enquanto a pandemia de Covid-19 continua causando centenas de mortes no Reino Unido todos os dias, disse um porta-voz do gabinete do prefeito.

A possibilidade de recomeço no próximo mês foi impulsionada quando o governo disse que o esporte de elite poderia retornar com portões fechados após 1º de junho.

"Sadiq está extremamente interessado na retomada da Premier League e do esporte profissional em geral", afirmou o porta-voz ao Evening Standard.

"No entanto, com o país ainda enfrentando esta crise e centenas de pessoas morrendo todos os dias, ele acredita que é muito cedo para discutir a retomada da Premier League e do esporte de elite na capital."

Cinco clubes do Campeonato Inglês estão sediados em Londres--incluindo Arsenal, Chelsea e Tottenham Hotspur.

"Como torcedor do Liverpool, Sadiq, é claro, quer que a Premier League retorne", acrescentou o porta-voz. "Mas isso só pode acontecer quando for seguro e não pode sobrecarregar o sistema de saúde e os serviços de emergência."

O Liverpool lidera a liga a nove rodadas do final e precisa de apenas seis pontos para selar o título.

Há um protocolo oficial de saúde para o reinício das atividades--os locais de treinamento terão que ser desinfetados a cada treino e os jogadores serão testados duas vezes por semana para o vírus, entre outras determinações.

O Reino Unido é o país mais afetado da Europa, com mais de 32.000 mortes registradas e mais de 223.000 casos confirmados de coronavírus.

(Reportagem de Rohith Nair em Bengaluru)