Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pivô do Boston Celtics é hostilizado na China após criticas sobre Tibete e Xi

BASQUETE-CHINA-CELTICS-TIBETE:Pivô do Boston Celtics é hostilizado na China após criticas sobre Tibete e Xi

|

Por Josh Horwitz

XANGAI (Reuters) - Enes Kanter, pivô do Boston Celtics, foi massacrado nas redes sociais chinesas e seu nome parece ter sido bloqueado na popular plataforma de mensagens Weibo depois que ele criticou o presidente da China, Xi Jinping, e o tratamento chinês ao Tibete.

Kanter, que é turco e tem um histórico de ativismo, tuitou um vídeo de dois minutos no qual se mostra expressando apoio ao Tibete e usando uma camiseta com a imagem do Dalai Lama, o líder espiritual exilado do território.

"Estou aqui para acrescentar minha voz e me pronunciar sobre o que está acontecendo no Tibete. Sob o comando brutal do governo chinês, os direitos e liberdades básicos do povo tibetano são inexistentes", disse Kanter no vídeo publicado na quarta-feira pelo horário dos Estados Unidos, assim como um texto que descreve Xi como um "ditador brutal".

Publicidade

Kanter publicou mensagens semelhantes em sua conta de Instagram. Ainda na quarta-feira, ele usou tênis decorados com a frase "Libertem o Tibete" durante o jogo contra o New York Knicks feitos por Baidiucao, um cartunista e artista dissidente nascido na China e radicado na Austrália.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, disse em um briefing nesta quinta-feira que o jogador está "tentando chamar atenção" e que seus comentários "não merecem refutação".

Publicidade

"Jamais aceitaremos estes ataques para desacreditar o desenvolvimento e o progresso do Tibete", disse.

Até o meio-dia local desta quinta-feira na China, o nome e o sobrenome em chinês de Kanter só mostravam um resultado – de manhã eram vários.

(Reportagem adicional de Gabriel Crossley em Pequim)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.