Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Pelé é homenageado na cerimônia do Fifa The Best: 'Legado será eterno'

Viúva do Rei do Futebol recebeu um troféu de melhor jogador, endereçado ao eterno camisa 10; Ronaldo também deu depoimento

|Do R7

Pelé foi homenageado na premiação da Fifa
Pelé foi homenageado na premiação da Fifa

Eterno Rei do Futebol, Pelé foi homenageado no início da cerimônia do Fifa The Best, que premia os melhores do esporte, nesta segunda-feira (27).

Márcia Aoki, viúva de Edson Arantes, foi convidada para o evento e recebeu das mãos do presidente da Fifa, Gianni Infantino, um troféu de melhor jogador, em homenagem ao ex-jogador do Santos, Cosmos e seleção brasileira.

“É uma grande honra estar aqui neste tributo magnifico da Fifa a Edson Pelé. Eu tenho três coisas para dizer: Deus nos deu Edson, Edson nos deu o Pelé. E o mundo, que o recebeu tão bem, e minhas palavras são gratidão, gratidão e gratidão”, disse Márcia, em seu discurso.

Márcia segura o troféu destinado a Pelé
Márcia segura o troféu destinado a Pelé

Ronaldo Fenômeno, que também foi convidado para a homenagem, fez uma declaração e relembrou a história do maior jogador de futebol da história.


"Quando eu olho para Pelé, eu vejo um jogador muito à frente do tempo, que serviu de inspiração para mim e para todo mundo do futebol. Nos anos 1950 ele já era moderno, chutava a bola com as duas pernas, saltava mais que todos os outros, controle orientado, fazia gol de bicicleta, de cabeça, pedalava e era extremamente inteligente", opinou o camisa 9 do penta.

O jogador ainda lembrou uma passagem em 2000, quando sofreu uma grave lesão num joelho, e Pelé o visitou em casa.


"Também me lembro dele como um amigo querido. Quando tive minha primeira lesão num joelho, em 2000, ele me visitou em casa e levou muito amor e carinho em um dos momentos mais difíceis da minha vida. Dois anos depois, ele estava em um dos períodos mais felizes, quando eu e meus companheiros conseguimos conquistar a Copa da Coreia e do Japão."

Seu Jorge fez apresentação em homenagem ao Rei
Seu Jorge fez apresentação em homenagem ao Rei

Ronaldo também frisou a importância de Pelé para quebrar preconceitos:


"Quando ele jogava, o mundo era um lugar mais racista do que é hoje. Ele, um atleta negro, se tornou o Rei do esporte mais popular do planeta, mostrou que o negro pode ser melhor, mais bem-sucedido, e pode vencer o racismo".

Além dos depoimentos, a premiação recebeu o cantor Seu Jorge, que, no palco, cantou a versão brasileira da música Changes, de David Bowie.

O Rei do Futebol morreu aos 82 anos, em 29 de dezembro, por falência múltipla de órgãos. O ex-jogador travava uma luta contra um câncer no cólon direito.

Instituto, lei e avenida: veja 7 marcas deixadas no legado de Pelé

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.