Rafaela Silva volta aos Jogos Pan-Americanos após polêmica em Lima
Judoca ficou 16 meses longe dos tatames depois de ser flagrada no exame antidoping na edição de 2019
Pan-Americanos|Do Live BR, de Santiago (Chile)
Uma das esperanças de medalha do Brasil em Santiago, Rafaela Silva não tem boas lembranças dos Jogos Pan-Americanos. Afinal, na última edição, a judoca foi flagrada no exame antidoping e ficou longe dos tatames por 16 meses.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Há quatro anos, em Lima, Rafaela Silva terminou no lugar mais alto do pódio da categoria leve (até 57 quilos), mas perdeu a medalha de ouro ao testar positivo para fenoterol, substância é que atua como broncodilatador e costuma ser usada no tratamento de doenças respiratórias.
A judoca brasileira argumentou que a contaminação foi acidental, depois de ter tido um contado com um bebê. Mas não houve jeito. Rafaela Silva recebeu uma suspensão de 16 meses e só voltou aos tatames no final de 2021.
Com "sangue nos olhos", Rafaela Silva deu a volta por cima e, quase um ano depois do retorno, conquistou o seu segundo mundial - o primeiro foi em 2013. Em março de 2023, a brasileira foi ouro no Grand Slam realizado em Antália, na Turquia.
Em sua quarta participação nos Jogos Pan-Americanos, Rafaela Silva vai em busca do tão sonhado ouro, que escapou em 2019. A brasileira tem uma medalha de prata (2011) e uma de bronze (2015).
Confira as principais esperanças de medalhas para o Brasil no Pan-Americano de Santiago