Com Brasil no páreo, comitê do Pan-Americano define hoje a sede dos Jogos de 2031
Rio-Niterói e Assunção, capital do Paraguai, estão na disputa para receber o evento
Pan-Americanos|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O comitê do Pan-Americano define nesta sexta-feira (10), a cidade-sede para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. Em candidatura conjunta, as cidades do Rio de Janeiro e Niterói disputam com a cidade de Assunção, no Paraguai, a vaga para sediar os eventos.
Em maio deste ano, a comitiva brasileira esteve em Miami, na Flórida, para expor o projeto ao Comitê Executivo do Panam Sports, organizadora dos Jogos Pan-Americanos.
A comitiva — que contava com a presença representantes das duas cidades e do Presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta — passou 20 minutos explicando os pontos-chave do projeto para os membros do Comitê Executivo da Panam.
LEIA MAIS:
No dossiê enviado para a Panam no fim de abril, as cidades informaram a previsão de um orçamento total de U$S 667.537.632,00 (R$ 3.585.944.918 na cotação atual) para sediar os eventos.
O documento também informa que as cidades pretendem sediar as competições em cinco zonas: Deodoro, Barra da Tijuca, Porto Maravilha, Copacabana e Niterói.
A vila pan-americana, usada para abrigar atletas, técnicos e delegações durante os Jogos, será erguida na zona do Porto Maravilha, com seis prédios.
A candidatura tem como principal objetivo transformar as duas cidades em polos do esporte, qualificar dos profissionais do setor, e garantir que o legado dos eventos esportivos tragam benefícios às Américas.
Eduardo Cavaliere, vice-prefeito do Rio de Janeiro, expressou o desejo de fazer o maior Pan-Americano da história, em comemoração as 80 anos do evento.
A data prevista para a realização dos Jogos Pan-Americanos é de 8 a 24 de agosto de 2031, enquanto os Jogos Parapan-Americanos estão previstos para o período de 7 a 16 de setembro do mesmo ano.