Pan-Americanos Brasil busca encerrar jejum de 36 anos do futebol masculino no Pan

Brasil busca encerrar jejum de 36 anos do futebol masculino no Pan

Seleção brasileira inicia sua jornada pelo quinto ouro no Pan-Americano na próxima segunda (23), em jogo contra os EUA

  • Pan-Americanos | Do Live BR, direto de Santiago (Chile)

Ramon Menezes em preparação para o Pan-Americano

Ramon Menezes em preparação para o Pan-Americano

Rafael Ribeiro / CBF

Após não se classificar para Lima (2019) e em busca de encerrar um jejum que já dura 36 anos, a seleção brasileira de futebol masculino chega ao Chile sonhando com a quinta medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos.

Tentando impedir o triunfo brasileiro, outras sete nações vão disputar o Pan, que desde Winnipeg (1999) tem a faixa etária sub-23 delimitada para suas seleções participantes. O torneio vai ocorrer entre os dias 22 de outubro e 4 de novembro, fora da capital, Santiago, nos estádios Sausalito e Elias Figueroa, das cidades vizinhas de Viña del Mar e Valparaíso, respectivamente.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram

As oito seleções estão divididas em dois grupos: A – composto do anfitrião, Chile, México, República Dominicana e Uruguai; e B – Brasil, Colômbia, EUA e Honduras. Jogando entre si, dentro de seus respectivos grupos, após três rodadas os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a próxima etapa, as semifinais. Os perdedores das semifinais farão a disputa do terceiro lugar, ao passo que os vencedores disputarão a medalha de ouro.

Em busca do lugar mais alto do pódio, que não vem desde os Jogos de Indianápolis (1987), o técnico da seleção brasileira, Ramón Menezes, convocou os seguintes 18 jogadores (nascidos a partir de 2000, conforme regulamento):

Goleiros:  Andrew (Gil Vicente-POR), Matheus Donelli (Corinthians), Mycael (Athletico-PR);
Laterais: João Moreira (São Paulo), Patryck (São Paulo), Rikelme (Cuiabá);
Zagueiros: Arthur Chaves (Acadêmico de Viseu-POR), Gustavo Martins (Grêmio), Lucas Halter (Goiás);
Meio-campistas: Igor Jesus (Flamengo), Guilherme Biro (Corinthians), Marquinhos (Nantes-FRA), Matheus Dias (Internacional); Ronald (Grêmio);
Atacantes: Figueiredo (Vasco da Gama), Gabriel Pirani (DC United-EUA), Kaio (Coritiba), Matheus Nascimento (Botafogo).

A caminhada do Brasil para a medalha de ouro se inicia na segunda-feira (23), às 14h (de Brasília), contra a seleção dos Estados Unidos, em Valparaíso. Em seguida, a seleção brasileira rumará para Viña del Mar, onde fará os jogos 2 e 3 da fase inicial, contra Colômbia (26, quinta-feira, 16h) e Honduras (29, domingo, 19h), respectivamente.

Em caso de classificação, as semifinais estão previstas para os dias 31 de outubro e 1° de  novembro, a disputa pelo bronze para 3 de novembro e a grande final para o dia 4 de novembro.

Confira as principais esperanças de medalhas para o Brasil no Pan-Americano de Santiago

Últimas