Um padre irlandês, famoso por atrapalhar o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, teve o acesso à maratona de Londres revogado.
Neil Horan, de 66 anos, havia garantido presença graças a uma Associação caritativa, a St John's Ambulance, que não conhecia os precedentes do padres.
Horan foi condenado a 12 meses de prisão alguns dias depois de invadir a pista da prova da maratona em Atenas, agarrando pela cintura Vanderlei, líder da corrida até aquele momento.
O padre, que também invadiu o circuito de Silverstone durante o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1, em 2003, havia afirmado "estar se preparando para o julgamento final".
Ao ficar sabendo do histórico de Horan, a organização decidiu revogar o convite.
"Ficamos sabendo que o senhor possui antecedentes ligados à interrupção de eventos esportivos e que o senhor defende ideias religiosas extremistas e incompatíveis com os valores da St John Ambulance", escreveu um dirigente da Associação a Horan, numa carta publicada no jornal irlandês Sunday Independent.
O padre declarou "estar extremamente decepcionado com este decisão", afirmando "que ter dito várias vezes que não o faria algo assim novamente".
jdg/jta/sk/am/lg