Olimpíadas Prefeita de Paris não quer atletas russos nos Jogos de 2024 'enquanto houver guerra' na Ucrânia

Prefeita de Paris não quer atletas russos nos Jogos de 2024 'enquanto houver guerra' na Ucrânia

Anne Hidalgo chegou a admitir que os atletas desfilassem com bandeira neutra, mas uma fonte próxima disse que ela mudou de ideia

AFP
Mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024

Mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024

Gonzalo Fuentes/Reuters - 9.1.2023

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, se opõe à presença de atletas russos nos Jogos Olímpicos de 2024 "enquanto houver guerra" na Ucrânia, disse uma fonte próxima a ela nesta terça-feira (7), após uma entrevista à France Info. 

Numa entrevista anterior, no fim de janeiro, a prefeita da cidade anfitriã posicionou-se a favor da participação russa "sob bandeira neutra", com o objetivo de "não privar os atletas da sua competição", compromisso que ela agora considera "indecente", de acordo com essa fonte.

A bandeira neutra "não existe realmente", considerou Hidalgo, estabelecendo uma discussão com "os russos dissidentes que querem desfilar sob uma bandeira de refugiados".

Esses atletas que "desfilam e participam sob a bandeira dos refugiados" não "apoiam Vladimir Putin e sua agressão", disse a prefeita para explicar sua mudança de opinião.

O caso dos atletas russos é delicado desde os Jogos do Rio, em 2016, quando eles foram excluídos como punição pelo sistema de dopagem generalizado no país.

Em Tóquio-2021 e nos Jogos de Inverno de Pequim de 2022, os russos desfilaram sob bandeira neutra.

"Não sou a favor dessa opção, acharia totalmente indecente", comentou Hidalgo. "Um país que está agredindo outro não pode desfilar como se isso não existisse."

O cenário é politicamente inflamável: no fim de janeiro, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, exigiu do presidente da França, Emmanuel Macron, que os russos fossem excluídos dos próximos Jogos Olímpicos.

Mas o Comitê Olímpico Internacional (COI) traçou uma alternativa para reintegrá-los ao esporte mundial, considerando que "nenhum atleta deveria ser privado de competir com base no seu passaporte".

Apesar dos reiterados pedidos da Ucrânia para a exclusão dos atletas russos e bielorrussos dos Jogos de de Paris em 2024, o COI declarou na semana passada que estudaria a possibilidade de autorizá-los sob bandeira neutra.

Campeonato Mundial de Surfe começa nesse domingo, veja quem são os brasileiros na WSL

Últimas