Hortência lidera eleição de melhor jogadora da história do Mundial
A Federação Internacional de Basquete pediu para os internautas escolherem a melhor jogador da história da competição e a brasileira lidera a disputa
Olimpíadas|Carla Canteras, do R7

No próximo dia 22 começa o Mundial Feminino de Basquete, em Tenerife, na Espanha. O Brasil não está na competição, mas tudo indica, uma brasileira ilustre vai ser homenageada. A brasileira é a Hortência, considerada por muitos a melhor jogadora que o Brasil já teve.
A Federação Internacional Basquete fez uma enquete em seu site e pediu para os torcedores escolherem a melhor atleta de todos os tempos do Mundial de Basquete.
"Depois de 22 anos que estou fora das quadras ser lembrada pela Fiba, me deixou muito feliz. Estou competindo com jogadoras da atualidade e da minha geração só tem a Lisa Leslie", comemorou Hortência, que é única das competidoras que está no Hall da Fama do basquete Mundial.
Além da brasileira, concorrem: Hana Horakova, da República Tcheca (melhor do Mundial de 2010); as americanas Daiana Taurasi (campeã 2010 e 2014), Sue Bird (2002, 2010 e 2014), Lisa Leslie (98 e 2002) e Maya Moore (2014); as australianas Lauren Jackson e Penny Taylor (campeãs 2006) e a russa Yelena Baranova (melhor do Mundial de 98).
Hortência lidera a competição com 87% da preferência dos torcedores. Na última segunda-feira, a Rainha do Basquete fez um pedido especial em sua conta no Twitter e parece que deu certo.
Hortência, ao lado de Paula, protagonizou os melhores anos do Brasil na modalidade. Em 1994, elas ganharam o Mundial da Austrália e a Rainha fez uma média de 27 pontos por partida. O destaque foi a semifinal contra os Estados Unidos, quando ela anotou 32.
"O jogo contra os Estados Unidos foi um dos mais importantes da minha carreira porque nos levou à final. Ninguém acreditava no Brasil. Até 94, só as americanas e as russas eram campeãs. Nós quebramos esta hegemonia", lembra a Rainha do Basquete.
A brasileira participou de cinco edições do Mundial e foi cestinha em quatro (73, 90, 92 e 94). Hortência é a maior pontuadora da história da seleção brasileira com 3.190 pontos, em 127 partidas. Além do Mundial, ela conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta, em 96.
A Fiba vai revelar a vencedora do prêmio no Mundial da Espanha.

Basquete hoje
O Brasil está fora da competição de 2018 e a modalidade passa por uma crise muito grande.
Para Hortência, a situação atual do basquete feminino é fruto de erros do passado. “Estamos colhendo o que plantamos. As jogadoras não têm culpa do que acontece. Elas não foram preparadas para chegar e ter resultado.”
A Confederação Brasileira de Basquete passou por uma mudança de gestão em 2017. Quando assumiu, a dívida da entidade chegava perto de R$ 46 milhões e as seleções masculina e feminina estavam sem patrocínio.
Atualmente as equipes têm patrocinadores e a direção tenta reerguer a modalidade.
“É preciso muita paciência para o Brasil voltar ao patamar que já esteve. Se for feito um trabalho correto e sério, com boa preparação de base, em 15 anos podemos voltar. Estou sendo bem otimista”, afirmou Hortência.
Curta a página do R7 Esportes no Facebook.
Conheça as nove competidoras ao prêmio de melhor de todos os tempos:
Hortência participou de cinco Mundiais, foi campeã em 1994 e maior pontuadora em 73, 90, 92 e 94
Hortência participou de cinco Mundiais, foi campeã em 1994 e maior pontuadora em 73, 90, 92 e 94