Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fernando Scheffer é medalha de bronze nos 200m livre da natação

Gaúcho de 23 anos chegou em terceiro lugar na final olímpica atrás de dois nadadores britânicos. É a 4ª medalha do Brasil nos Jogos

Olimpíadas|Do R7

Fernando Scheffer bateu recorde sul-americano e ganhou a medalha de bronze nos 200m livre da Olimpíada
Fernando Scheffer bateu recorde sul-americano e ganhou a medalha de bronze nos 200m livre da Olimpíada Fernando Scheffer bateu recorde sul-americano e ganhou a medalha de bronze nos 200m livre da Olimpíada

Fernando Scheffer é medalha de bronze nos 200m livre da natação dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Scheffer fez o tempo de 1min44seg66 e ficou dois centésimo à frente do nadador da Romênia. O ouro ficou com Tom Dean (Grã-Bretanha), com1min44seg22 e a prata com Duncan Scott (Grã-Bretanha), com 1min44seg36.

O tempo do Scheffer (1min44seg66) foi novo recorde sul-americano dos 200 metros. Na semifinal ele já tinha quebrado o recorde com 1min45seg05) . Ele fez nesta final fez a melhor atuação da vida e nadou abaixo de 1min45 pela primeira vez.

Fernando Scheffer comemora medalha de bronze nos 200m livre em Tóquio
Fernando Scheffer comemora medalha de bronze nos 200m livre em Tóquio Fernando Scheffer comemora medalha de bronze nos 200m livre em Tóquio

Esta é a quarta medalha do Brasil na Olimpíada. Agora são duas medalhas de prata (ambas no skate, com Kelvin Hoegler e Rayssa Leal) e duas de bronze (a de Scheffer e do judoca Eduardo Cregnin). 

A medalha de bronze conquistada por Fernando Scheffer nos 200m livre da natação nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 coloca o Brasil de volta ao pódio olímpico da natação em piscina após o país zerar na modalidade na Olimpíada Rio 2016. Agora são 15 medalhas olímpicas, sendo 14 em piscinas e 1 em águas abertas (veja lista completa).

Publicidade
Veja o resultado final da prova
Veja o resultado final da prova Veja o resultado final da prova

Gaúcho de Canoas, Scheffer tem 23 anos, 1,89m e é atleta do Minas Tênis Clube. Recordista sul-americano dos 200m livre, Fernando Scheffer integrou o revezamento 4x200m livre que bateu o recorde mundial de piscina curta e levou o ouro no Mundial de Hangzhou (China), em 2018. Foi medalha de ouro no Pan de Lima 2019.

Tom Dean (prata), Duncan Scott (ouro) e Fernando Scheffer (bronze) no pódio dos 200m livre
Tom Dean (prata), Duncan Scott (ouro) e Fernando Scheffer (bronze) no pódio dos 200m livre Tom Dean (prata), Duncan Scott (ouro) e Fernando Scheffer (bronze) no pódio dos 200m livre

O caminho de Fernando Scheffer até a medalha de bronze, conquistada nesta terça-feira (26) na Olimpíada de Tóquio, contou com obstáculos e soluções inesperadas em sua preparação durante os piores meses da pandemia. O gaúcho de 23 anos precisou nadar em piscinas inadequadas, de apenas 15 metros, e até em um açude no sítio de um amigo na trajetória até o pódio dos 200 metros livre.

Publicidade

O período mais difícil aconteceu no início da pandemia, ainda em 2020. Foram dois meses totalmente longe da água. A natação, por suas características, acabou se tornando uma das modalidades mais afetadas pela pandemia. Piscinas de clubes e academias permaneceram fechadas durante boa parte do ano passado.

O Brasil volta a conquistar uma medalha na natação, depois de ficar sem pódio na Rio 2016. A última tinha sido de Cesar Cielo e Thiago Pereira, que ganharam bronze e prata nos 50m e 400m medley, respectivamente, em Londres 2012.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.