Federação suspende atletas de esqui por suspeita de integrarem rede de doping
Olimpíadas|Do R7
A Federação Internacional de Esqui (FIE, na sigla em inglês) e autoridades antidoping da Áustria anunciaram nesta sexta-feira que suspenderam de forma provisória os cinco atletas que estavam competindo no Mundial de Esqui Nórdico, na cidade de Seefeld, em solo austríaco, e foram presos na última quarta por suspeita de participarem de uma rede internacional de doping.
Uma operação antidoping, conduzida pelas autoridades da Áustria e da Alemanha, realizou buscas em 16 locais, que resultaram na detenção dos cinco atletas, além de outras quatro pessoas - sendo dois médicos - que, alegadamente, faziam parte de uma organização sediada na cidade alemã de Erfurt.
Os cinco competidores detidos e agora suspensos são os austríacos Dominik Baldauf e Max Hauke, os estonianos Karel Tammjaerv e Andreas Veerpalu e o casaque Alexey Poltoranin, de acordo com um comunicado oficial divulgado pela FIE nesta sexta-feira.
"A FIE não vai tolerar o doping de forma alguma. Qualquer atleta, assim como outras pessoas, que não respeitem as regras e regulamentos que protegem os atletas limpos e a integridade do nosso esporte serão punidos", afirmou Gian-Franco Kasper, presidente da entidade que comanda a modalidade.
O Mundial de Esqui Nórdico, em Seefeld, teve início no último dia 20 e será encerrado neste domingo.







