Olimpíadas Com boicotes e 11 brasileiros, Jogos de Inverno começam nesta sexta

Com boicotes e 11 brasileiros, Jogos de Inverno começam nesta sexta

Abertura a partir das 9h. Mais de 2.500 atletas de 91 países competem em modalidades como esqui, snowboard e curling

  • Olimpíadas | Do R7

Em 8 de agosto de 2008, o mundo se impressionava com a grandiosidade da Olimpíada de Pequim. Nesta sexta-feira (4), passados 14 anos, a capital chinesa volta a receber Jogos Olímpicos, mas desta vez os de inverno, e novamente com o impressionante Ninho do Pássaro como protagonista da cerimônia de abertura, que ocorre a partir das 9h (horário de Brasília). 

Apesar do clima de celebração, a festa de abertura dos Jogos de Inverno não terá representantes diplomáticos dos Estados Unidos, Dinamarca, Austrália, Canadá, Japão e Reino Unido, que fazem boicote ao evento por supostas violações do governo da China aos direitos humanos. Já a Holanda afirma que não está presente devido à pandemia. Os atletas desses países, no entanto, estarão nas competições.

Outra ausência nesta edição será de atletas da Coreia do Norte. O país foi suspenso pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) até o fim de 2022 por não enviar sua delegação aos Jogos de Tóquio, no ano passando, em razão da pandemia. 

Os Jogos Olímpicos de Inverno se realizam entre os dias 4 e 20 de fevereiro, com 2.500 atletas de 91 países competindo em modalidades como curling, hóquei, patinação artística, esqui e snowboard.

O Brasil tem 11 representantes em Pequim: Edson Bindilatti, Edson Martins, Erick Vianna, Rafael Souza e Jefferson Sabino (bobsled); Jaqueline Mourão, Eduarda Ribera e Manex Silva, do esqui cross-country; Nicole Silveira, do skeleton; Michel Macedo, do esqui alpino; e Sabrina Cass, do esqui estilo livre. 

Veja todas as modalidades presentes nos Jogos

Modalidades disputadas no gelo:

Curling
Hóquei no gelo
Patinação artística
Patinação de velocidade
Patinação de velocidade em pista curta
Bobsled
Skeleton
Luge

Modalidades na neve:

Snowboard
Esqui alpino
Esqui cross-country
Esqui estilo livre
Salto de esqui
Biatlo (esqui e tiro esportivo)
Combinado nórdico (salto de esqui e esqui cross-country)

O Brasil nos Jogos de Inverno

Sabrina Cass foi a brasileira a estrear nesta edição dos Jogos de Inverno

Sabrina Cass foi a brasileira a estrear nesta edição dos Jogos de Inverno

REUTERS/Lisi Niesner - 03/02/2022

O porta-bandeira da delegação brasileira será Edson Bindilatti. O atleta detém o recorde nacional de participações em Jogos de Inverno, com quatro Olimpíadas no currículo. Outro membro do Time Brasil que fará história nesta edição é Jaqueline Mourão, que chega a oito Olimpíadas na carreira, entre Jogos de Inverno e de Verão.

Ao todo, o Brasil soma nove participações em Jogos de Inverno. A primeira foi em 1992, em Albertivlle, na França. De lá para cá, o país já competiu em oito esportes: esqui alpino, bobsled, esqui cross-country, luge, snowboard, biatlo, esqui estilo livre e patinação artística. Nesta edição, Nicole Silveira será a primeira brasileira a competir no skeleton, considerada a Fórmula 1 do gelo.

Apesar de a cerimônia de abertura ser realizada apenas nesta sexta-feira (4), algumas modalidades já tiveram sua estreia na quinta-feira (3), e com um bom começo do Brasil. Competindo no esqui estilo livre, Sabrina Cass terminou a prova em 21º lugar e busca uma vaga na final no próximo domingo (6), na segunda classificatória.

Cerimônia de abertura dá início a Olimpíada de Inverno; veja fotos

Últimas