Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

COB cria cria canal para receber denúncias de abuso no esporte

Ouvidoria será lançada poucos dias após acusação de abuso sexual contra Fernando de Carvalho Lopes ex-técnico da seleção brasileira de ginástica

Olimpíadas|

O ex-técnico da seleção brasileira de ginástica, Fernando Lopes Carvalho
O ex-técnico da seleção brasileira de ginástica, Fernando Lopes Carvalho O ex-técnico da seleção brasileira de ginástica, Fernando Lopes Carvalho

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) terá um canal para ouvir denúncias de abuso no esporte. A ouvidoria irá ouvir depoimento das vítimas. O serviço deve estrear até o dia 22. 

"Será um canal que estará no site do COB. O pessoal vai lá, se cadastra e faz sua denúncia", explicou Marco Antônio La Porta, vice-presidente da entidade.

As acusações de abuso sexual contra o ex-técnico de ginástica artística Fernando de Carvalho Lopes acabaram coincidindo com a criação deste espaço para denúncias. "Na verdade, esse canal de ouvidoria já era uma mudança que a gente tinha feito dentro do processo de reestruturação do COB, de ter maior governança e transparência", disse.

Curta a página R7 Esportes no Facebook

Publicidade

O dirigente reiterou que o COB não tinha conhecimento desse caso, mas que está dando a atenção devida. De qualquer maneira, a criação desse canal vem a calhar. "Faz parte de um processo muito maior que esse caso agora acaba se encaixando. Vamos receber qualquer tipo de denúncia e depois o caso vai para o Comitê de Ética da entidade", afirmou.

Para La Porta, é fundamental coibir todas as práticas de abuso no esporte. "O grande objetivo nosso, e a gente realmente não tolera esse tipo de atitude, é ter um ambiente saudável no esporte. Estamos trabalhando com a data do dia 22 para que o canal de ouvidoria já esteja disponível para todo público. Se for para melhorar o esporte, é bom", comentou.

Publicidade

Denúncia de abuso

A denúncia contra o técnico Fernando de Carvalho foi feita na edição de domingo do programa Fantástico, da TV Globo. O treinador negou todas as acusações e afirmou que "tem a consciência tranquila" e que quem o acusa "vai ter de provar na Justiça".

Publicidade

De acordo com a reportagem, Fernando de Carvalho Lopes teria cometido os abusos sexuais durante vários anos em treinos, testes físicos e ainda em viagens com diversos atletas. A polícia passou a investigar o caso a partir da denúncia de um garoto de 13 anos, identificado como a primeira vítima a relatar o fato.

Fernando de Carvalho Lopes já havia sido afastado da seleção brasileira da modalidade um mês antes do início dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, quando surgiram as primeiras acusações. O treinador sempre trabalhou com as categorias de base, começou no vôlei e mudou para a ginástica.

O clube Mesc explicou que não havia afastado o treinador anteriormente por falta de provas. Mas que sempre se preocupou com a situação, tanto é que mudou sua atividade dentro do clube. Na segunda-feira, Fernando foi afastado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.