Classificado para os Jogos Paraolímpicos de Inverno, brasileiro comemora "grande feito"
Snowboarder André Cintra é o primeiro brasileiro na história a participar da disputa
Olimpíadas|Carolina Canossa, do R7

Se já é difícil para um brasileiro se classificar para as Olimpíadas de Inverno, imagine para as Paraolimpíadas de Inverno. Pois, pela primeira vez na história, um representante nacional chegou lá: trata-se de André Cintra, snowboarder que conseguiu a classificação para a disputa em Sochi, entre 7 e 16 de março.
Com a perna direita amputada pouco acima do joelho devido a um acidente de moto quando tinha 18 anos, André fala em conseguir um grande resultado em Sochi. Para ele, no entanto, isso não significa subir ao pódio:
Guia prático de como usar o banheiro em Sochi
"Jamaica Abaixo de Zero": saiba mitos e verdades do filme que levou os Jogos de Inverno aos trópicos
Atletas de Sochi mostram que são medalha de ouro no quesito beleza
- Acho que o principal já foi feito agora, que é o Brasil estar classificado para os Jogos Paraolímpicos de Inverno pela primeira vez na história. Já é um ótimo resultado estarmos entre todas as nações que têm neve e atletas de ponta. Isso é um grande feito
Grande feito, aliás, é o que Cintra vem realizando desde que o acidente mudou sua vida, 16 anos atrás. Ao invés de se deprimir com o ocorrido, ele passou a praticar esportes apenas dois meses depois e se mantém em intensa atividade física desde então:
- Foi um processo mais interno que externo. A superação está dentro da gente, de cada um. Acho que eu tive que me superar muitas vezes na vida, então aprendi a fazer isso. O esporte me ajudou muito nas fases difíceis.
Quando não está no exterior treinando na neve, Cintra pratica esportes de prancha como wakeboard e kitesurf:
- Também vou à academia, pedalo e corro pra manter a forma. Quando estou na neve, temos praticamente o dia todo de snowboard, em pistas diferentes, com exercícios e condições diversas
Funcionário de uma indústria química, André se esforça para conciliar as duas atividades – em seus períodos no exterior, tudo é feito através da internet. Atualmente 18º lugar no ranking mundial, ele fez treinamentos nos Estados Unidos, Canadá e Espanha para Sochi 2014.




