Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Brasil não sobe ao pódio na natação e fica sem medalha no primeiro dia das Olimpíadas

Times masculinos de vôlei e basquete também tiveram estreia marcada por derrota, neste sábado (27)

Olimpíadas|Do Lance

Guilherme Costa chora após ficar fora do pódio nos 400m livres Satiro Sodré/CBDA - 27.07.2024

O brasileiro Guilherme Costa, o “Cachorrão”, quebrou o recorde sul-americano na prova dos 400 m livre da natação, neste sábado (27), nas Olimpíadas de Paris. Apesar da grande marca, o nadador ficou fora do pódio em uma prova de altíssimo nível nas Olimpíadas, vencida pelo alemão Lukas Maertens.

Resultado dos 400 m livre masculino

1º - Lukas Maertens (Alemanha) - 3min41s78

2º - Elijah Winnington (Austrália) - 3min42s21

3º - Kim Woomin (Coreia do Sul) - 3min42s50


4º - Samuel Short (Austrália) - 3min42s64

5º - Guilherme Costa (Brasil) - 3min42s76


6º - Liwei Fei (China) - 3min44s24

7º - Oliver Klemet (Alemanha) - 3min46s59


8º - Aaron Shackell (EUA) - 3min47s00

O “Cachorrão” foi o grande destaque brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de 2023, realizados em Santiago, no Chile. Ele conquistou quatro medalhas de ouro — nos 400 m livre, com o tempo de 3m46s79, recorde dos Jogos Pan-Americanos; nos 800 m livre, com o tempo de 7m53s01, recorde dos Jogos Pan-Americanos; nos 1.500 m livres masculino, com o tempo de 15m09s29; e no revezamento 4x200 m livre masculino, com o tempo de 7m07s53, recorde dos Jogos Pan-Americanos.

Logo em seguida, a brasileira Maria Fernanda Costa, a Mafê, terminou na 7ª colocação a final dos 400 m livre feminino da natação. A medalha de ouro ficou com a australiana Ariarne Titmus, dona do recorde mundial da prova. Uma das grandes estrelas dos Jogos Olímpicos, a americana Katie Ledecky terminou na terceira posição.

Basquete

O Brasil perdeu para a França por 78 a 66, na estreia do basquete masculino. Astro do San Antonio Spurs, da NBA, Victor Wembanyama foi o cestinha da partida com 19 pontos, junto a Nicolas Batum, do Philadelphia 76ers. Do lado brasileiro, Léo Meindl foi o destaque com 14. As seleções estão no grupo B do torneio, que conta ainda com Alemanha e Japão.

O Brasil iniciou o duelo contra a França com ótimo aproveitamento ofensivo e acertando a marcação, o que levou a Seleção a vencer o primeiro quarto por 23 a 15. No entanto, o bom desempenho não se manteve pelo restante da partida, e os franceses conseguiram virar a partida nos minutos finais do segundo período. A equipe brasileira sentiu a ausência de Lucas Dias e Bruno Cabloco, que precisaram ser poupados por terem cometido três faltas cada no primeiro tempo.

Após o intervalo, o Brasil piorou muito seu aproveitamento e sofreu também com perdas de posse de bola, principalmente em passes errados. Assim, os donos da casa abriram boa vantagem no terceiro quarto, o que prejudicou as chances de recuperação da Seleção. Mesmo assim, o último período foi mais competitivo, com 18 pontos para cada lado e reação da equipe brasileira freada.

O próximo comprimosso do Brasil nas Olimpíadas é contra a Alemanha, na terça-feira (30), às 16h (de Brasília). Já a França encara o Japão no mesmo dia, às 12h15.

Vôlei

Brasileiros acabaram derrotados para a Itália Alexandre Loureiro/COB - 27.07.2024

O Brasil estreou com o pé esquerdo no vôlei masculino diante da Itália. O time treinado por Bernardinho fez jogo truncado, mas perdeu por 3 sets a 1 (25-23, 27-25, 18-25 e 25-21), vendo o ponteiro Michieletto brilhar em Paris.

Com a derrota, a Seleção assumiu a lanterna do grupo B provisoriamente, enquanto os europeus estão na liderança. Ainda neste sábado, às 12h (de Brasília), Egito e Polônia se enfrentam para fechar a primeira rodada da chave.

Lucão, porém, cresceria na terceira parcial para recolocar o Brasil dentro do jogo. Em sequências de pontos, uma larga vantagem foi construída, chegando a uma liderança de sete pontos. O central bloqueou Lavia e Luca Porro, e Leal também apareceu com ataques potentes. No set point, cravou a bola na defesa europeia e provocou.

O quarto set foi de mais equilíbrio no começo, mas a Itália contou com erros brasileiros em saque, aproveitou bloqueios e ataques para fora, e abriu 15 a 11. Novamente, Michieletto aproveitou contra-ataque para fazer 22 a 18 e travar uma possível reação. Os europeus tinha quatro set points, e no segundo, Lucão sacou forte na rede, entregando de bandeja a vitória e fazendo o país da Velha Bota celebrar.

Skate adiado

A prova do skate street masculino, que poderia render medalha ao Brasil, foi adiada para segunda-feira (29), devido às chuvas em Paris.

Entre os representantes brasileiros, Kelvin Hoefler é o principal nome. Medalha de prata em Tóquio-2020, o skatista vai em busca do topo do pódio; Giovanni Vianna e Felipe Gustavo completam o trio do país.

O skate street feminino, por sua vez, segue marcado para o domingo (28). Rayssa Leal, bicampeã mundial e também prata na última edição dos Jogos, chega como candidata à medalha de ouro. Pâmela Rosa e Gabi Mazetto também estão garantidas e andarão nas pistas da Praça da Concórdia, completando a participação brasileira.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.