Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aos 11 anos, Gui Khury dá três voltas no ar e faz história no skate

Brasileiro é primeiro skatista no mundo a conseguir fazer a manobra 1080 em pista vertical e ainda sonha com em ser um profissional do esporte 

Olimpíadas|Carla Canteras, do R7

Aos 11 anos, Gui Khury é o único skatista a fazer manobra 1080 na pista vertical
Aos 11 anos, Gui Khury é o único skatista a fazer manobra 1080 na pista vertical Aos 11 anos, Gui Khury é o único skatista a fazer manobra 1080 na pista vertical

O Brasil é respeitado no mundo do skate e não de hoje. Também, muitos campeões mundiais nasceram por aqui: Bob Burniquist, Sandro Dias, Pedro Barros, Rony Gomes, Digo Menezes; e as mulheres Pamela Rosa, Letícia Buffoni e Karen Jonz são exemplos. Na última semana, um garotinho de 11 anos escreveu mais uma vez o nome país na história da modalidade.

Gui Khury se tornou a primeira pessoa a conseguir fazer a manobra 1080 em uma pista vertical. Nessa manobra, o skatista dá três voltas completas no ar em um half pipe, aquela pista que parece a letra U.

“Eu estava em choque quando eu vi que acertei o 1080. Foi demais. Parecia que nem acreditava”, comemora Gui.

Veja como foi no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

O menino não sabe nem dizer quantas vezes já viu e reviu seu feito. “Nossa, vi umas 1000 vezes a imagem. Não canso de ver. Vejo de novo, de novo”, conta empolgado o skatista.

Ricardo, o pai de Gui, construiu uma pista para o filho
Ricardo, o pai de Gui, construiu uma pista para o filho Ricardo, o pai de Gui, construiu uma pista para o filho

Começo aos 4 anos

Continua após a publicidade

Para chegar até o 1080, o curitibano percorreu um longo caminho, mesmo sendo bem novinho. Acompanhado de perto dos pais Ricardo e Bianca, Gui começou na prancha com rodinhas aos 4 anos, quando a família ainda morava na Califórnia, berço do skate mundial.

Há cinco anos, eles voltaram para Curitiba e é pertinho de lá, em Campo Largo, em uma pista de skate vertical construída por Ricardo, que Gui foi evoluindo até conseguir uma das manobras mais difíceis do skate.

Continua após a publicidade

“Não nos surpreendemos. Ele foi aos poucos, fez o 540 (uma volta e meia), o 720 (duas voltas), o 900 (duas voltas e meia), até chegar ao 1080. Muita gente tentou e só ele conseguiu. É um prazer muito grande. Sabemos que ele tem talento, mas foi muito bom”, explica o pai, que acompanha o filho em todas a viagens.

Confira como é a manobra 900:

Ricardo é apaixonado pelo esporte e incentiva que Gui siga na carreira, que já é bem promissora. No ano passado, o menino foi convidado para participar dos X Games, competição mais importante dos esportes radicais. “Foi muito bom ele estar lá. Ele era o único não profissional na competição. Isso é muito importante”, diz o pai.

Gui foi único não profissional no X Games de 2019
Gui foi único não profissional no X Games de 2019 Gui foi único não profissional no X Games de 2019

Megarampa

Os feitos de Gui não param no 1080. O garoto foi o esportista mais jovem a andar na megarampa de Bob Burnquist. Há dois anos, ou seja, aos 9, ele experimentou a sensação de descer os 24 metros de altura da pista, o equivalente a um prédio de oito andares.

Ele garante que não tem medo e rápido escolheu a conquista mais difícil da curta carreira. “O 1080 foi bem mais difícil do que a megarampa. Com certeza!”

Os pais dizem estar acostumados com riscos que o pequeno corre. “Ele sabe o que está fazendo. Com o tempo fomos nos acostumando. Mas como todo pai e toda mãe ficamos com o coração na mão, mas confiamos”, afirma Ricardo.

Sonho da vida

Como todo jovem atleta, Gui tem ídolos e sonhos. Quando perguntado quem era o profissional que o inspira, ele pensou, pensou e respondeu. “Tem que ser o Top 3, um só não dá. Aí fica: Tony Hawk (Estados Unidos), Bob Burniquist e Danny Way (Estados Unidos)”, elege o garoto.

Já os maiores sonhos, ele não tem dúvida. “Quero ser skatista profissional e um dia quero ter uma megarampa na minha casa.”

Curta a página do R7 Esportes no Facebook.

Veja quem é o brasileiro de 11 anos que entrou para história do skate

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.