NBA estipula novo cronograma e agenda Draft para o dia 16 de outubro

A NBA definiu seu cronograma de intertemporada e marcou para 16 de outubro o Draft, evento em que os atletas são recrutados para jogar na liga norte-americana. Dois dias depois, as franquias poderão iniciar as conversas com os agentes livres.

Com isso, as franquias podem negociar com agentes livres a partir das 18 horas do dia 18 de outubro. A moratória anual está programada para ocorrer das 12h01 de 19 de outubro às 12 horas de 23 de outubro.

Diante desse novo cronograma, 13 de outubro foi definida pela NBA como a data-limite para a disputa de um eventual jogo 7 da final da temporada 2019/20. Paralisada desde o começo de março, a liga será reiniciada no dia 30 de julho com todos os jogos sendo realizados no complexo esportivo da Disney, em Orlando.

Ao definir a data preliminar, a NBA também confirmou 17 de agosto como o início de inscrições para o Draft e 6 de outubro como dia em que se encerra o prazo.

A liga também esclareceu o procedimento para as equipes, caso haja necessidade de substituir um jogador que foi dispensado de participar do reinício do campeonato, por razões de saúde ou por vontade própria de não jogar.

A partir de 1º de julho jogadores substitutos podem ser contratados para substituir alguém que se enquadre nessas categorias. Se um atleta testar positivo para a covid-19 após o término dos jogos da temporada regular, ele poderá ser substituído - mas apenas por alguém que esteja na NBA há três anos ou menos.

Por fim, a NBA definiu que o atleta que se recusar a participar das partidas no complexo da Disney perderá cerca de 1,1% de seu salário por cada jogo em que não atuar. Isso seria limitado após 14 jogos, ou aproximadamente 15,1% do contrato do jogador. Jogadores dispensados ou enquadrados nos mecanismos de proteção não estariam sujeitos a perda de salário.

As equipes também poderão assinar contratos para o restante da temporada, quando elegíveis, a partir da próxima terça-feira, 23, até 30 de junho.

Na próxima terça-feira a NBA entra na Fase 2 de seus protocolos de saúde e segurança relacionados à retomada da temporada. As medidas incluem: teste obrigatório de coronavírus e de anticorpos, com o exame de covid-19 repetido a cada dois dias e o teste de anticorpos repetido apenas no caso de haver resultado positivo para o vírus.