Esportes Nadal volta às quadras após quase dois meses com dura vitória em Washington

Nadal volta às quadras após quase dois meses com dura vitória em Washington

Rafael Nadal sofreu mais que o esperado para ganhar em sua volta ao circuito, nesta quarta-feira. Depois de 54 dias longe das quadras, o cabeça de chave número 1 do ATP 500 de Washington precisou de três sets para eliminar o americano Jack Sock. Fez 2 a 1, com parciais de 6/2, 4/6 e 7/6 (7/1) e avançou às oitavas de final, quando enfrentará o sul-africano Lloyd Harris.

O espanhol abriu mão da disputa de Wimbledon e também dos Jogos Olímpicos para "preservar o corpo". Vinha de dura sequência de 22 jogos no saibro até perder na semifinal de Roland Garros para o sérvio Novak Djokovic, no dia 11 de junho.

Por ser "bye", um dos principais cabeças de chave, Nadal estreou direto na segunda rodada. E viu o sorteio das chaves o colocar diante de um tenista da casa. Jack Sock, que bateu o japonês Yoshihito Nishioka na estreia, parecia presa fácil para o espanhol pela 192ª posição no ranking mundial - o americano já esteve no Top 10.

E Nadal começou o jogo com tudo. Depois de trocarem games até 3 a 2, o número 3 do mundo arrancou para 6 a 2 com duas quebras seguidas do serviço de Sock. Com somente 47 minutos, fez 1 a 0 na partida.

Quando todos imaginavam que repetiria a dose no segundo set, o americano endureceu o confronto. No sétimo game, Sock quebrou o serviço de Nadal e depois foi só trocarem serviços para empatar em 1 a 1 com 6/4.

Motivado, Sock seguiu surpreendendo o favorito na parcial decisiva. Logo no primeiro game, quebrou e a seguir abriu 2 a 0. Passando bastante aperto, Nadal mostrou superação ao devolver a quebra e empatar em 3 a 3. Teve dois break-points e aproveitou o primeiro para voltar à partida.

Mais tranquilo, o espanhol sacou bem e virou o set decisivo para 4 a 3, jogando a pressão para o americano. Depois de abrir 40 a 0 em seu serviço, Sock quase viu Nadal quebrar. Teve de salvar um break-point e só confirmou na quinta chance. Os rivais trocaram pontos e a decisão foi para o tie-break.

Arrasador, Nadal abriu com 5 a 0, confirmando seu saque, quebrando Sock duas vezes, e servindo bem outras duas vezes. O americano fez o ponto de honra antes de ser quebrado novamente. Com 6 a 1, o espanhol não vacilou no primeiro match point e festejou volta com triunfo após enorme sufoco.

Últimas