O espanhol Rafael Nadal, número um do mundo, passeou na sua estreia no saibro do Masters 1000 de Madri, ao atropelar por 6-1 e 6-0 o argentino Juan Mónaco nesta quarta-feira, garantindo presença nas oitavas de final.
Atual campeão do torneio Nadal, que busca seu terceiro título 'em casa', precisou apenas de 1h08 para despachar o adversário, que ocupa a 56ª posição do ranking da ATP.
"Quando abri uma vantagem de 4 a 1 no primeiro set, senti que estava jogando muito melhor (do que nos torneios anteriores). Estou feliz com a minha estreia", comemorou o espanhol. Nos últimos torneios que disputou, foi eliminado nas quartas de final, em Monte Carlo e em Barcelona.
Nadal é o grande favorito do torneio de Madri, já que dois dos seus principais rivais, o sérvio Noval Djokovic e o suíço Roger Federer, acabaram desistindo de última hora.
'Nole' ficou de fora por conta de uma lesão no punho, enquanto Federer que acompanhou o parto da esposa Mirka, que deu à luz o segundo par de gêmeos do casal na terça-feira.
Nas oitavas, Nadal enfrentará o veterano Jarkko Nieminen, de 32 anos, que superou o holandês Igor Sijsling por 6-3 e 6-2.
Mais cedo, o tcheco Tomas Berdych (N.6) derrotou com certa facilidade o sul-africano Kevin Anderson por 6-1 e 6-4.
Ele disputará uma vaga nas quartas de final com o vencedor do duelo entre o búlgaro Grigor Dimitrov (N.12) e o modesto romeno Marius Copil, que ocupa apenas a 164ª posição do ranking da ATP.
Em outra partida disputada nesta quarta-feira, o polonês Lukasz Kubot, que só entrou na tabela principal do torneio com a desistência do suíço Roger Federer, surpreendeu o francês Gilles Simon, número 28 do mundo. O 78º colocado do ranking venceu em três sets, por 7-5, 2-6, 6-4.
Já o letão Ernst Gulbis superou o ucraniano Alexandr Dolgopolov por 6-3 e 6-4.
-Resultados desta quarta-feira no Masters 1000 de Madri:
Simples masculino (2ª rodada)
Rafael Nadal (ESP/N.1) x Juan Monaco (ARG) 6-1, 6-0
Jarkko Nieminen (FIN) x Igor Sijsling (HOL) 6-3, 6-2
Tomas Berdych (RTC/N.6) x Kevin Anderson (RSA) 6-1, 6-4
Lukasz Kubot (POL) x Gilles Simon (FRA) 7-5, 2-6, 6-4
John Isner (EUA/N.9) x Marinko Matosevic (AUS) 7-6 (11/9), 6-7 (5/7), 7-5
Ernests Gulbis (LET) x Alexandr Dolgopolov (UCR) 6-3, 6-4
./bds/el/lg