O espanhol Rafael Nadal derrotou nesta terça-feira o compatriota David Ferrer por 6-3, 6-2, na estreia do ATP Finals de Londres, vingando-se de forma contundente da derrota que sofreu para o mesmo adversário no sábado, na semifinal do Masters 1000 de Paris.
O número um do mundo precisou apenas de 74 minutos para derrotar Ferrer, terceiro cabeça de chave, na partida mais rápida até agora do torneio, que encerra a temporada reunindo os oito melhores tenistas do ranking da ATP.
Com a vitória, Nadal se juntou na liderança do Grupo A ao suíço Stanilas Wawrinka (N.7), que na segunda-feira derrotou o tcheco Tomas Berdych (N.5).
Ferrer sentiu o desgaste físico depois de ter disputado no domingo a final do torneio da capital francesa, que perdeu por duplo 7-5 para o sérvio Novak Djokovic.
"Não foi um bom jogo para mim, estava cansado. Tive apenas um dia de descanso, não é o bastante para encarar um tenista como 'Rafa'", lamentou o número 3 do mundo, que reclamou muito no sábado por ter que enfrentar o líder do ranking na estreia.
Nas edições anteriores, os dois melhores ranqueados de cada chave sempre se enfrentavam por último.
"Ele estava cansado e não teve muito tempo para se adapatar às condições de jogo. A quadra estava mais lenta e eu estava mais calmo do que em Paris", reconheceu Nadal.
Os oito tenistas que disputam o torneio estão divididos em dois grupos e os dois melhores de cada chave avançam às semifinais.
Na outra partida desta terça-feira, o suíço Roger Federer (N.6) duelará com o Djokovic (N.2) pelo Grupo B, que ainda conta com o argentino Juan Martín Del Potro (N.4)e o francês Richard Gasquet (N.8).
Gasquet se classificou para o ATP Finals graças à desistência de Andy Murray, tenista número quatro do ranking da ATP que se recupera de uma cirurgia nas costas.
Ao contrário dos quatro grandes torneios do tênis, Wimbledon, Roland Garros e os Abertos dos Estados Unidos e Austrália, as partidas do ATP Finals são disputadas em melhores de três sets, e não cinco.
al/psr/am/dm/lg