Nadador recebe apoio de amigos contra a leucemia
Jovem atleta, que já bateu recorde sulamericano, está na UTI e precisa de doações de sangue
O nadador Leonardo Coutinho, 19, está internado na UTI de um hospital paulistano para se tratar de uma leucemia.
Colegas do esporte e familiares mostram solidariedade e fazem campanha nas redes sociais por doação de sangue para o atleta que quebrou no ano passado o recorde sulamericano junior em 2013 em piscina curta nos 200 m costas.
O jovem gravou um vídeo na internet contando sua rotina no hospital.
— Queria contar um pouquinho do dia hoje, tomei banho, primeiro dia que eu tomei um banho, fazia três dias que eu não tomava banho e hoje foi o primeiro dia que eu tomei. Eu queria agradecer aí todo mundo que está me ajudando porque isso aí, eu sei que não é em vão.
Leonardo teve que se retirar em dezembro do ano passado do Brasileiro Junior de Verão, onde já estava escrito, para tratar a doença.
O técnico do nadador, Marcelo Tomazini, contou ao Esporte Fantástico que vinha observando sintomas estranhos no aluno.
— Nos últimos seis meses, às vezes ele me reclamava um pouco do cansaço excessivo e eu começava a olhar para o treino e falar: Será que eu dei um treino um pouco maior, um pouco mais intenso do que eu deveria ter dado? Ele era um atleta de 19 anos no pico da força.
Dias depois, o atleta começou a perceber hematomas, falta de ar e dor no abdomem. Foi levado para um hospital na Zona Sul de São Paulo e descobriu uma hemorragia na região onde sentia dor. Logo foi diagnosticado com leucemia linfoide tipo T, versão agressiva da doença.
Leonardo começou o ano de 2014 internado na UTI com risco de morte. Acaba de concluir o primeiro ciclo de quimioterapia e receberá pelo menos mais sete sessões de 20 dias, cada.
O jovem, que precisa de transfusões de sangue já que a doença traz problema na produção de glóbulos vermelhos, agradece a ajuda de todos.
— O sangue vocês corre um pouquinho na minha veia, um pouquinho de cada um.
Conheça a história completa do nadador:
