Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Morre o australiano Jack Brabham, tricampeão e lenda da Fórmula 1

|Do R7

O ex-piloto australiano de Fórmula 1 Jack Brabham, que faleceu nesta segunda-feira aos 88 anos, é uma lenda do esporte: três vezes campeão do mundo, a última com um carro fabricado por ele mesmo.

Brabham é o único piloto da história da Fórmula 1 que venceu um Mundial com um carro fabricado pela equipe que ele próprio criou.

Isto aconteceu em 1966 e foi o terceiro título de pilotos do australiano, que também foi campeão em 1959 e 1960 com a escuderia Cooper, que ele abandonou para fundar a própria equipe, em parceria com o engenheiro Ron Tauranac.

A escuderia Brabham entrou para a história da Fórmula 1, categoria na qual esteve presente durante três décadas, de 1962 a 1992.


A Brabham conquistou dois títulos de Construtores (1966 e 1967) e quatro de pilotos, dois deles com o brasileiro Nelson Piquet (1981 e 1983) - Piquet venceu outro título com a Williams em 1987.

Com todas as façanhas, Jack Brabham foi condecorado pela monarquia britânica, a primeira pessoa do mundo do esporte a motor a receber o título de Sir por sua contribuição para o automobilismo.


"É um dia muito triste para todos nós. Esta manhã meu pai faleceu tranquilamente em casa aos 88 anos", anunciou em um comunicado David Brabham.

"Ele teve uma vida incrível, realizando mais sonhos que qualquer outro", completou.


A Corporação do Grande Prêmio da Austrália, que organiza o GP de Melbourne de Fórmula 1, informou que o ex-piloto faleceu "após uma longa batalha contra uma doença do fígado".

Em 1959, Brabham protagonizou um grande momento da Fórmula 1 quando ficou sem gasolina na última volta da corrida decisiva da temporada, nos Estados Unidos, e teve que empurrar o carro até a linha de chegada para completar a prova em quarta lugar e somar os pontos necessários para conquistar o título mundial, o primeiro de um australiano na F1.

Mais tarde, ele lembrou que o carro parou a 100 metros da chegada e que se alguém o ajudasse a empurrar, ele teria sido desclassificado.

"Foi uma alegria imensa descobrir, quando estava no chão, exausto, que havia conquistado o campeonato. Foi fantástico", disse.

Sete anos mais tarde foi o primeiro piloto a conquistar o campeonato mundial com um carro de fabricação própria, o BT19 Repco.

No mesmo ano, 1966, também conquistou o Mundial de Construtores, façanha repetida no ano seguinte, quando o título de Pilotos ficou com seu companheiro de equipe, o neozelandês Denny Hulme.

Brabham disputou 126 Grandes Prêmios, de 1955 a 1970, e conquistou 14 vitórias, 31 pódios e 13 poles positions.

Encerrou a carreira de piloto em 1970, após uma vitória no Grande Prêmio da África do Sul.

rsm/fp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.