Esportes Melhor jogador de vôlei de todos os tempos, Kiraly dirige EUA em medalha inédita

Melhor jogador de vôlei de todos os tempos, Kiraly dirige EUA em medalha inédita

Para muito críticos Karch Kiraly foi o melhor jogador de vôlei de todos os tempos, mas neste domingo o californiano, de 60 anos, comandou a seleção de vôlei feminino dos Estados Unidos na conquista de sua primeira medalha de ouro olímpica com a vitória, por 3 sets a 0, sobre o Brasil. Com isso, as norte-americanas se vingaram das derrotas na decisão em 2008 e 2012.

Kiraly repete no banco o mesmo sucesso que teve na quadra e na praia. Ele foi bicampeão olímpico na quadra, em 1984 e 1988, e foi campeão na praia em 1996, ao lado de Kent Steffes, tornando-se o único também a subir no pódio indoor e outdoor.

Este não é o primeiro título de enorme relevância que Kiraky conquista como treinador da seleção dos EUA. Após ser auxiliar em Londres-2012, ele assumiu a titularidade e foi o comandante da equipe na vitoriosa campanha do Mundial de 2014. Sempre com um estilo contido, mas repleto de informações de seus adversários, repassadas às usas atletas.

Outro feito de Kiraly é obter o quarto ouro possível no vôlei em Jogos Olímpicos (praia a quadra), feito que era reservado apenas ao Brasil, que em Tóquio só subiu ao pódio com o vôlei feminino de quadra.

Últimas