Marcus Vinícius atira bem e fica com a prata histórica na prova individual
Rafael Bello/Divulgação/COBMarcus Vinícius D'Almeida conquistou a medalha de prata para o Brasil no tiro com arco individual no último dia dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Depois de eliminar seu compatriota Bernardo Oliveira e assegurar a vaga na final, ele acabou derrotado pelo canadense Crispin Duenas por 6 a 4. "Por muito pouco não veio o primeiro ouro, mesmo assim estou muito feliz. Uma medalha é algo muito importante para incentivar a prática do tiro com o arco no Brasil", afirmou Marquinhos.
Esta foi a única medalha do Brasil no tiro com arco em Lima, que teve Bernardo em quarto lugar. Na história do país, esta é também a primeira prata em Jogos Pan-Americanos. Até então o Brasil tinha seis bronzes.
Com 21 anos, e atirador desde os 12, este foi o segundo melhor resultado de Marquinhos em Jogos Pan-Americanos, que tinha um bronze por equipes em Toronto 2015. A prata neste domingo (11) em Lima classifica o Brasil para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Mas a vaga é para o país, não para o atleta.
Marquinhos contou que ganhou motivação para subir ao pódio individual em Lima após a derrota para o Chile na competição por equipe. "Na quarta-feira (7), o juiz declarou nossa vitória. Os chilenos começaram a falar e ele mudou de lado. A gente já entrou com uma ação oficial. E isso deu muito gás para avançar na prova individual", ressaltou o atirador.
Marquinhos já conquistou medalha de ouro em Jogos Sul-Americanos e uma prata na Copa do Mundo de tiro com arco em 2014, perdendo na repescagem para o americano Brady Ellison, atual recordista mundial. Essa rápida ascensão no esporte fez com que fosse chamado pelos colegas de esporte de "Neymar" do tiro com arco.
A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Você pode acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir todas as transmissões e as íntegras no Playplus.com.
Cãezinhos que vivem na Vila do Pan fazem sucesso entre atletas