Manchester United anuncia demissão de David Moyes

Treinador não resistiu nem um ano no comando dos Diabos Vermelhos

Manchester United anuncia demissão de David Moyes

O antecessor Alex Ferguson permaneceu 27 anos no cargo, mas ele não conseguiu resistir nem sequer a uma temporada: o escocês David Moyes foi demitido como técnico do Manchester United.

De acordo com a imprensa britânica, o jogador Ryan Giggs assumirá o comando da equipe na próxima partida, sábado contra o Norwich City, mas o clube ainda não fez um pronunciamento sobre o próximo treinador.

"O Manchester United anuncia que David Moyes deixou o clube", afirma um breve comunicado do clube.

Moyes assumiu o comando de um time campeão e o deixa em sétimo lugar, sem chances de classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões.

O Manchester United foi derrotado 11 vezes nesta temporada e eliminado nas quartas de final da Champions League.

David William Moyes, que em 25 de abril completará 51 anos, foi técnico do Preston North End (1998-2002) e do Everton (2002-2013), após uma carreira modesta como zagueiro, coroada com o título de campeão da Escócia com o Celtic Glasgow.

A trajetória era parecida com a Alex Ferguson, que, no entanto, deixou o Manchester com dois títulos da Liga dos Campeões, 12 campeonatos da Inglaterra, cinco títulos de Copa, entre outros.

A escolha de Moyes foi interpretada como uma tentativa de reproduzir a aposta em Ferguson e muitos apostavam que o clube seria paciente.

Mas os tempos mudaram desde que sir Alex chegou ao clube do norte da Inglaterra em 1986.

Na época, o clube tinha um valor modesto e estava em baixa. Atualmente é uma marca de sucesso, dominada pela família americana Glazer - os acionistas majoritários -, com cotação na Bolsa de Nova York e que precisa disputar a Liga dos Campeões para manter o ritmo de venta de mercadorias e pelos recursos gerados.