Veja quem é o brasileiro que assume o Portland Trail Blazers após prisão de técnico da NBA
A estreia de Tiago Splitter como técnico interino deve ocorrer nesta sexta-feira (24), quando os Blazers pegam o Golden State Warriors
Mais Esportes|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Tiago Splitter, ex-jogador de basquete e campeão da NBA, foi anunciado como técnico interino do Portland Trail Blazers após a prisão do treinador da equipe, Chauncey Billups, suspeito de envolvimento em um esquema de jogo ilegal de pôquer. Com a nomeação, Splitter se torna o primeiro brasileiro a comandar uma equipe na principal liga de basquete do mundo.
O brasileiro, de 40 anos, integrava a comissão técnica do Portland Trail Blazers como assistente desde 6 de outubro, após deixar o Paris Basketball, da França, onde conquistou dois títulos nacionais em sua primeira temporada como técnico principal. Antes, Splitter havia sido assistente técnico do Brooklyn Nets entre 2019 e 2023 e do Houston Rockets na temporada 2023-24. Ele também é auxiliar da seleção brasileira masculina.
Nascido em Blumenau, Santa Catarina, Splitter teve uma carreira de destaque como jogador profissional entre 1999 e 2017. Defendeu o San Antonio Spurs, Atlanta Hawks e Philadelphia 76ers e se tornou o primeiro brasileiro a conquistar a NBA em 2014 com os Spurs. Também jogou pelo clube espanhol Baskonia, do qual é ídolo. Após enfrentar problemas físicos, incluindo uma cirurgia no quadril em 2016, aposentou-se em fevereiro de 2018 e iniciou imediatamente sua trajetória na área técnica.
Leia mais:
Segundo o repórter Shams Charania, da ESPN americana, Nate Bjorkgren, que também integrava a comissão técnica como assistente, foi considerado para assumir a função, mas a franquia optou por manter Splitter à frente da equipe. “Sou muito grato por tudo o que vivi até aqui e cheio de energia para iniciar uma grande temporada com o Portland Trail Blazers. Vamos com tudo!”, disse Splitter ao anunciar sua chegada.
A estreia do brasileiro como técnico interino deve ocorrer nesta sexta-feira (24), quando os Blazers enfrentam o Golden State Warriors, às 23h (de Brasília), na Arena Moda Center, em Portland.
A prisão de Billups faz parte de uma operação do FBI que revelou um esquema de apostas ilegais envolvendo jogos de pôquer e a máfia nos Estados Unidos. Entre os detidos estão o treinador do Portland Trail Blazers e o jogador do Miami Heat Terry Rozier.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
