Tóquio tranquiliza COI sobre temores de vazamento nuclear
Mais Esportes|Do R7
Por Julian Linden
BUENOS AIRES, 7 Set (Reuters) - O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, garantiu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) neste sábado que os vazamentos radiativos da usina nuclear de Fukushima estão sob controle e não representam nenhum risco à saúde.
Falando ao COI antes da votação deste sábado, que decidirá a cidade-sede da Olimpíada de 2020, Abe não perdeu tempo e abordou o tema que despertou dúvidas sobre as chances de Tóquio ser palco do maior evento esportivo do mundo.
"Deixem-me garantir que a situação está sob controle", disse Abe. "Nunca causou nem irá causar nenhum dano a Tóquio".
A capital japonesa concorre com Madri e Istambul. O COI irá votar para decidir o vencedor ainda neste sábado, depois da apresentação de cada cidade.
Tóquio foi a segunda cidade a se dirigir aos membros do COI, depois de Istambul. A cidade japonesa era considerada a favorita, mas os crescentes vazamentos radiativos de Fukushima dispararam o alarme.
A equipe de campanha japonesa enviou uma carta a todos os membros do COI para apaziguar seus temores, e Abe deu suas próprias garantias durante a apresentação de 45 minutos.
"Expliquei a segurança de Tóquio. Houve alguns mal-entendidos, mas expliquei a situação. Acredite firmemente que o entusiasmo de Tóquio foi transmitido aos membros", disse o premiê a repórteres mais tarde.
"Expliquei a contaminação da água em Fukushima e que essa água contaminada foi bloqueada".
"Por favor, venham ao Japão. Podem ficar tranquilos".
Tóquio sediou as Olimpíadas de 1964 e a equipe de campanha disse que o país tem um histórico conhecido de sucesso em eventos esportivos.
Durante a apresentação elegante, ressaltaram a economia forte do país, a parceria de confiança com o COI e um comprometimento duradouro com o esporte.
"Escolham Tóquio hoje e escolherão uma nação que é apaixonada, orgulhosa, que tem uma crença firme no movimento olímpico e que quer trabalhar com o COI para tornar o mundo um lugar melhor através do esporte", declarou Abe.