Mais Esportes São Paulo terá primeira mulher campeã de surfe profissional da história

São Paulo terá primeira mulher campeã de surfe profissional da história

Etapas do campeonato paulista da modalidade acontecem em praias do litoral norte ainda neste ano, em agosto e novembro

  • Mais Esportes | Ana Luiza Pêgo*, do R7

Participação feminina empolga dirigente, que destaca calendário profissional para as surfistas

Participação feminina empolga dirigente, que destaca calendário profissional para as surfistas

Divulgação

De forma inédita, será realizado um campeonato feminino de surfe profissional em São Paulo. O título de campeã paulista da modalidade será definido após a realização de duas etapas, a primeira realizada na praia de Maresias, em São Sebastião, entre 5 e 7 de agosto, e a segunda na Praia Grande, em Ubatuba, de 11 a 13 de novembro.

O torneio é fruto de uma parceria entre a SPSurf e a organização do Brasil Surf Tour (BST). O ranking das atletas será definido com base na pontuação obtida nas duas etapas paulistas do BST 2022 (Maresias e Ubatuba). O somatório da pontuação obtida nessas duas etapas servirá para definir a campeã e também o campeão Profissional de Surf de São Paulo deste ano.

"Essa valorização da mulher atleta é reconhecida e respeitada pela SPSurf. Espero que o circuito profissional de surfe do nosso estado mantenha o título feminino no calendário. Queremos que as nossas atletas tenham a mesma oportunidade dos atletas profissionais masculinos. Esse é um meio pelo qual elas, a partir deste evento, no universo do surfe de São Paulo, poderão exercer autonomia e superação no esporte", destacou o presidente da SPSurf, Zé Paulo.

Entre as etapas em São Paulo, o circuito Brasil Surf Tour vai passar por Itacaré, na Bahia, de 16 a 18 de setembro, e Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, de 14 a 16 de outubro.

A previsão é que participem 128 surfistas — 32 mulheres e 96 homens. Na temporada de 2022, o BST distribuirá o valor de 320 mil reais aos competidores, sendo 80 mil por etapa.

*Estagiária do R7, sob supervisão de André Avelar

Multicampeão, Alison dos Santos coleciona recordes aos 22 anos

Últimas