Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Quem é Lucas Pinheiro Braathen, que conquistou o primeiro ouro do Brasil nos Jogos de Inverno

Filho de pai norueguês e mãe brasileira, esquiador rompeu com a Federação Norueguesa de Esqui em 2023

Mais Esportes|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Lucas Pinheiro Braathen conquistou o primeiro ouro do Brasil nos Jogos de Inverno em 14 de janeiro.
  • O esquiador de 25 anos desbancou atletas renomados da Suíça no slalom gigante.
  • Filho de pai norueguês e mãe brasileira, Lucas aposentou-se em 2023, mas voltou a competir representando o Brasil.
  • Destaca-se não apenas no esporte, mas também por sua personalidade jovem e estilo de vida alternativo.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lucas Pinheiro Braathen representa o Brasil no esqui alpino desde 2024 Reprodução\Instagram\icebrasil

Lucas Pinheiro Braathen fez história na manhã deste sábado (14) conquistando o primeiro ouro do Brasil nos Jogos de Inverno. O atleta de 25 anos liderou o pódio do slalom gigante do esqui alpino, desbancando grandes nomes da Suíça como Marco Odermatt e Loïc Meillard, que ficaram em segundo e terceiro lugar.

Filho de pai norueguês e mãe brasileira, Lucas nasceu em Oslo e chegou a competir pelo país de origem antes de representar o Brasil.


LEIA MAIS

Em 2023, o esquiador em ascensão surpreendeu ao anunciar sua aposentadoria precoce após um desacordo com a Federação Norueguesa de Esqui. No ano seguinte, revelou que retornaria ao esporte como representante brasileiro, assumindo a nacionalidade da mãe.

Além de chamar atenção esquiando, o atleta se destaca pela personalidade jovem, estilo, unhas pintadas e até trabalhos como DJ. Sua imagem e liberdade de expressão foram alguns dos motivos do conflito com a organização norueguesa.


“Este é um segundo capítulo da minha vida. Honestamente, a pressão é muito alta. Eu represento mais de 200 milhões de brasileiros e sou o atleta com maior chance de trazer uma medalha para casa”, disse Lucas à Reuters antes dos Jogos de Inverno em Milão-Cortina.

Fã de futebol, Braathen já revelou que tentou praticar o esporte quando era criança e chegou a jogar em escolas em São Paulo. Seu primeiro contato com o esqui alpino foi aos nove anos, quando seu pai o incentivou a praticar uma atividade durante o inverno.


Aos 14 anos, integrou a equipe norueguesa de desenvolvimento de esqui alpino e, aos 16, foi oficializado como atleta federado pela Noruega. O reconhecimento internacional veio dois anos depois, quando ganhou duas medalhas no Mundial Júnior de Esqui Alpino.

Com a vitória deste sábado, o esquiador alcançou dez provas consecutivas entre os cinco primeiros colocados. Sua maior ameaça nas Olimpíadas de Inverno era Odermatt, líder do ranking da Copa do Mundo. No entanto, o brasileiro garantiu uma vantagem de 58 centésimos contra o suíço, terminando a prova em 2 minutos e 25 segundos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.