Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Quem é a garota de 10 anos que está perto de se tornar a mais jovem grande mestre do xadrez

Criança inglesa, considerada ‘garota prodígio’, venceu uma campeã mundial e persegue o maior título possível no xadrez profissional

Mais Esportes|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Bodhana Sivanandan, uma menina de 10 anos, está se destacando como prodígio do xadrez.
  • Ela derrotou a campeã mundial Mariya Muzychuk em um torneio na Grécia, aproximando-se do título de grande mestre.
  • Sivanandan começou a jogar xadrez aos cinco anos e já representa a Inglaterra em competições internacionais.
  • Ela aspira se tornar a mais jovem grande mestre do mundo, superando o recorde de Abhimanyu Mishra, que o alcançou aos 12 anos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Bodhana Sivanandan começou a jogar aos cinco anos de idade, durante a pandemia de Covid-19 Reprodução/Yuri Krylov/X/ecfchess

Uma menina de 10 anos de idade está sendo chamada de “garota prodígio” do xadrez. O feito mais recente da inglesa Bodhana Sivanandan foi derrotar a campeã mundial Mariya Muzychuk. Com o resultado, a jovem ficou mais próxima de conquistar o título de grande mestre do xadrez.

Não foi uma simples vitória. Segundo a crônica especializada, Sivanandan realizou “quase um jogo perfeito” contra a ucraniana de 33 anos, durante a Copa Europeia de Clubes de Xadrez, disputada na Grécia, no último dia 19 de outubro.


Muzychuk foi duas vezes campeã nacional na Ucrânia e, em 2015, tornou-se campeã mundial feminina. Ela também é uma grande mestre, o título mais alto que pode ser conquistado no xadrez profissional. Assim, a classificação da ucraniana é muito superior à da oponente Sivanandan.

LEIA MAIS

“Não é todo dia que uma criança de dez anos derrota uma grande mestre e ex-campeã mundial com tanto estilo”, disse David Howell, considerado o maior grande mestre da Inglaterra e colunista do jornal britânico The Times.


Sivanandan começou a jogar xadrez aos cinco anos de idade, durante a pandemia de Covid-19, quando sua família lhe deu um tabuleiro antigo de presente. Foi o primeiro passo antes de partir para disputar torneios de xadrez.

Em 2024, a menina se tornou a pessoa mais jovem a representar a Inglaterra em competições internacionais em qualquer modalidade esportiva.


A vitória da última semana não é a primeira sobre um grande mestre do xadrez. Em agosto, ela derrotou o enxadrista Peter Wells, de 60 anos.

“A sensação britânica Bodhana Sivanandan fez história ao se tornar a jogadora de xadrez mais jovem a derrotar um grande mestre”, escreveu a Federação Internacional de Xadrez em uma publicação nas redes sociais. “A vitória de Sivanandan em 10 anos, cinco meses e três dias supera o recorde de 2019 da americana Carissa Yip (10 anos, 11 meses e 20 dias).”


A garota recebe uma permissão especial da escola para poder participar dos campeonatos e deixa clara sua ambição em se tornar a mais jovem grande mestre de xadrez do mundo.

“Estou feliz por vencer, mas espero fazer ainda melhor nos jogos futuros… Isso vai me inspirar a continuar melhorando e me esforçando mais para vencer mais”, disse após derrotar Muzychuk.

O atual detentor do título de mais jovem grande mestre do xadrez é o americano Abhimanyu Mishra. Em 2021, ele alcançou o feito aos 12 anos, quatro meses e 25 dias.

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.