Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Pupilo de Italo Ferreira, jovem de 13 anos impressiona com show de manobras no Japão; veja

O jovem Arthur Vilar foi vice-campeão do Stab High Japan, disputado em Shuzunami, e arrancou elogios de gigantes do surfe brasileiro

Mais Esportes|Do R7

Arthur Vilar impressiona com grandes manobras apesar da pouca idade Reprodução/Instagram/@arthurvilar_surf

Um novo nome agita as ondas do surfe brasileiro: Arthur Vilar, de apenas 13 anos. O jovem, natural da Paraíba e criado em Baía Formosa (RN), é considerado a mais nova joia da categoria e já empilha títulos em torneios de base. Neste domingo, o garoto foi vice-campeão do Stab High Japan, competição organizada pela tradicional revista australiana de surfe e disputada em uma piscina de ondas, em Shizunami, no Japão.

O evento reúne jovens talentos do mundo inteiro na categoria Bottle Rockets, e o brasileiro foi o único representante do país na disputa final. Apadrinhado por ninguém menos que o campeão olímpico e mundial Ítalo Ferreira, Arthur deu show na água e impressionou grandes nomes do surfe brasileiro.

Leia mais

“Vice-campeão aqui no Japão! Saio daqui com o coração em paz, feliz por saber que dei o meu melhor e fiz tudo o que estava ao meu alcance. Não consegui agradar todos os juízes com as manobras que treinei e acreditava que seriam valorizadas, mas sei que isso faz parte do jogo. Fico muito satisfeito por ter conseguido realizar tudo o que planejei. Sou imensamente grato a todos que torceram por mim e a cada pessoa que, de alguma forma, fez parte dessa jornada. Vamos com tudo, porque isso é só o começo!“, escreveu o garoto em postagem nas redes sociais.

“Muito brabo”, comentou Ítalo na publicação. “O que tu acertou nesse fim de semana, tem juiz ali que demora um ano pra fazer! Hahaha monstrinho”, brincou Filipe Toledo.


A relação de Arthur com o mar vem de berço. Seu pai, também chamado Arthur Vilar, foi bicampeão paraibano de surfe e incentivou o filho desde cedo. Aos cinco anos, a família se mudou para Baía Formosa para que o garoto pudesse se desenvolver no surfe com melhores condições — e o plano está dando certo.

A parceria com Ítalo Ferreira tem sido fundamental na evolução do prodígio. Em pouco tempo, Arthur já empilhou títulos nas categorias de base. Em 2022, foi campeão brasileiro sub-12 e terminou entre os seis melhores da sub-14. Em 2023, ficou em terceiro lugar na sub-14. E em 2024, foi simplesmente o campeão das categorias sub-14 e sub-16 do circuito CBSurf Rip Curl Grom Search, vencendo três divisões de base em apenas três anos.

Com mentalidade competitiva, talento natural e apoio de grandes nomes, Arthur Vilar é mais do que uma promessa: é uma realidade cada vez mais difícil de ignorar.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.