Promessa do ciclismo italiano mata gato de ministro com espingarda e é condenado
Antonio Tiberi, de 21 anos, foi testar uma arma de ar comprido e acertou a cabeça do animal de estimação da autoridade
Mais Esportes|Do R7
Uma das maiores promessas do ciclismo italiano, Antonio Tiberi, de 21 anos, foi condenado a pagar uma multa de 4.000 euros (R$ 22 mil, na atual cotação) por ter matado o gato do ministro do Turismo de San Marino, Federico Pedini Amati.
O caso aconteceu em junho de 2022 e foi julgado por um júri de San Marino. No entanto, ganhou mais relevância durante esta semana, quando o ciclista recebeu a condenação. Segundo o relato, o atleta afirma que mirou a cabeça do animal para testar uma espingarda de ar comprimido. O tiro acertou em cheio no gato, que morreu no mesmo momento.
"O gato não incomodava ninguém. Estava conosco há muito tempo. Minha filha Lúcia, de 3 anos, o adorava. Você não pode matar um animal de estimação e sair impune com uma multa apenas. Dito isso, não precisamos dar residência a essas pessoas", disse o ministro.
Além da multa, Tiberi foi suspenso por 20 dias de sua equipe, a Trek-Sagafredo, por ter violado o código de conduta do time, e não receberá remuneração. O italiano também pode perder a cidadania do país.
O atleta assumiu a culpa e disse: "Admito que estúpida e inconscientemente tentei atingir o gato. Para meu espanto, consegui fazê-lo. Não tinha nenhuma intenção de matar o animal. Na verdade, estava convencido de que a pressão de ar não seria letal".
Nas redes sociais, Tiberi lamentou a morte do felino e disse estar arrependido de sua própria ação. Ele ainda expressou que “todos os pedidos de desculpa são insignificantes sem ação" e, por isso, doará todos os prêmios da temporada a organizações animais de San Marino.
"Infelizmente só posso seguir com meu arrependimento com um gesto concreto e útil. Cometi um grande erro e acredito que a única coisa que posso fazer é agir para me redimir", escreveu o ciclista, que também revelou que se dedicará à causa.
Antonio Tiberi é um dos grandes nomes da Itália no ciclismo. Em 2019, tornou-se campeão mundial da Contrarrelógio júnior masculina.
Renúncia do presidente da Federação Francesa pode ajudar a seleção feminina do Brasil