Por vaga olímpica, atleta da canoagem dopa rival em seletiva
Japonês Suzuki havia se classificado após adversário ser flagrado no doping
Mais Esportes|Adalberto Leister Filho, do R7

O japonês Yasuhiro Suzuki foi suspenso por oito anos depois de admitir que injetou doping na bebida de um rival durante o Campeonato Japonês de canoagem, em setembro. A estratégia foi utilizada para garantir uma vaga para a Olimpíada de Tóquio, em 2020.
Suzuki adicionou um esteroide anabólico na garrafa de água do favorito Seiji Komatsu. O adversário acabou sendo flagrado no exame antidoping e foi suspenso. Com a descoberta da trapaça, Komatsu teve a pena cancelada.
"Queria estar no K4 [caiaque com quatro integrantes] dos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas estava em quinto lugar, com um atleta mais jovem na minha frente", afirmou Suzuki.
Segundo o jornal Asahi Shimbun, ele decidiu encerrar a carreira. Suzuki havia comprado a substância em uma loja de suplementos esportivos. Durante a competição, colocou a droga na garrafa do rival no K1-200 (prova de caiaque individual com distância de 200 metros). Komatsu, 25, foi o vencedor da disputa, enquanto Suzuki, 32, ficou em oitavo.
"Sabia que não ia me classificar para os Jogos de Tóquio. Por isso, coloquei a droga na bebida de Komatsu", confessou Suzuki.











